ONLINE
17




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Cem Casas recebem treinamento sobre Hipertensão
Cem Casas recebem treinamento sobre Hipertensão

O trabalho foi com as agentes de saúde

FONTE: PMTB

e

2015-11-11 às 08:13:36) A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Estratégia da Saúde da Família, promoveu na tarde desta segunda (9), na Unidade Básica de Saúde do bairro Cem Casas, treinamento com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) sobre cuidados com o hipertenso.

A nova metodologia de abordagem e tratamento ao hipertenso está sendo aplicado pela farmacêutica Maiara Tauana Nievola do Núcleo de Apoio à Saúde da Família ( NASF).

O projeto piloto foi realizado na UBS do bairro Vila Izabel e está sendo bem-sucedido e por esta razão está sendo levado as demais 15 Unidades Básicas de Saúde.

Maiara explicou que as orientações são bastante simples e extremamente benéficas. Apresentou uma tabela de adesão a medicamentos dos hipertensos, a qual permite, o preenchimento da equipe de saúde, para o paciente entenda melhor como deve tomar os medicamentos.

E as orientações sobre o que o medicamento oferece para controlar a hipertensão de uma forma clara e objetiva. Também foi trabalhado a importância do tratamento não medicamentoso, que consiste na mudança do estilo de vida (alimentação saudável, Atividade física, abandono do cigarro e redução do consumo de bebida alcoólica) que tem muito resultado no tratamento da hipertensão.

"O programa de cuidados com o hipertenso está dando muito resultado na Vila Izabel, onde iniciou e queremos, por determinação do prefeito Luiz Carlos Gibson e do secretário de Saúde, Cláudio de Souza, levar a todas as unidades de saúde do município", explica Aroldo Kulcheski, coordenador do Estratégia Saúde da Família.

A farmacêutica Maiara complementou que além do hipertenso o próximo modulo será o cuidado dos pacientes diabéticos.

Além da orientação do agente de saúde, haverá a colaboração da enfermeira da UBS e no caso a farmacêutica da Secretaria de Saúde, tudo para melhorar o atendimento à população, finaliza Maiara Nievola.

 

LEIA TAMBÉM:

RODOWICA JÁ ESTÁ NA BOCA E CORAÇÃO DO POVO