ONLINE
23




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


RODOWICA JÁ ESTÁ NA BOCA E CORAÇÃO DO POVO
RODOWICA JÁ ESTÁ NA BOCA E CORAÇÃO DO POVO

Empresário falecido no ano passado terá seu nome emprestado à rodovia do Projeto Puma

f

2015-11-10 às 14:19:14) Num momento em que nas redes sociais fervilham todos os tipos de embates, brigas, palanques políticos e demais assuntos que chamam a atenção, seja dos internautas, e por consequência, tomam conta das rodas de conversa por toda a cidade, um consenso é a homenagem que será prestada ao empresário visionário da área de transporte em Telêmaco Borba, Wilson Bueno de Camargo, que faleceu em 2014, aos 67 anos.

Após divulgada pelo site TB Aqui Agora, do empresário Sady Osires Guimarães, que levou a cabo a importância de que a rodovia que liga o trecho da Braslumber ao Projeto Puma se chamasse Wilson Bueno de Camargo (Wica), já surgiu o chavão, e que deverá pegar, e certamente já começará a ser usado popularmente: A “Rodowica”.

Nascido na localidade de Lavras, em Tibagi, segundo a filha, Rosana de Fátima Camargo (43), quando ele ainda era criança e criado pela avó, saia correndo na poeira dos caminhões e falava: “Um dia eu vou ter um desse!”. Na época, bastante pobre, ela jamais poderia imaginar que isso se cumpriria, e seria seu neto um grande empregador da área de transporte.

O filho Maurício de Camargo (36), de todas as lições deixadas pelo patriarca, se abisma pela honestidade sem medida que via no chefe da família. Sandra Gorete é a terceira filha de Wilson.

 

UMA GRANDE SURPRESA

r

A notícia de que a Lei nº 635/2015, de iniciativa do deputado Nelson Justus, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa Estadual e sancionada pelo governador, pegou a família de surpresa. “Eu até já comentava com alguns vereadores de que alguma rua de Telêmaco tivesse nome dele futuramente”, confidenciou o filho. Já, a filha Rosana disse: “Nós ficamos muito felizes e fico imaginando como ele também ficaria. Ou melhor: ele está feliz onde estiver!” Uma bonita relação ligava pai e filha, e que segundo ela, preferia dizer que ambos eram “mais” amigos. “O nome dele era trabalho!”, lembra, saudosamente. Muito simples, tinha muitas passagens engraçadas, e um amor grande a todos, especialmente às crianças e isso era recíproco. Pela sua simplicidade, e por um enorme senso de humor, Rosana lembrou de uma vez, que mesmo tendo ido a tantos lugares de grande movimento, como Belo Horizonte e outro tantos, em São Paulo, pela dificuldade em atravessar uma das ruas movimentadas, ao enfim conseguir, riu bastante e saiu dando pulos!

 

PRECURSOR, CAFEZINHO NA CÂMARA E ABRIGO NOS PONTOS DE ÔNIBUS

Maurício disse que seu pai, enquanto vereador e em uma única legislatura, pode ter feito coisas simples, mas que mostravam como era popular e pensava nos mais humildades. Ao ver que somente os vereadores tinham o cafezinho servido durante as sessões da câmara, se negava a tomar, dizendo que só faria isso, quando o mesmo fosse também servido à população lá presente. E hoje é desta forma! Os abrigos nos pontos de ônibus em Telêmaco também foram de sua iniciativa.

Ser precursor sendo o primeiro a adquirir o famoso caminhão Julieta, o bitrem, numa época em que eram somente usados os famosos toco, ou truque, foi sua ousadia. Outro fator relevante foi Wica como patrão. Hoje muitos ex-funcionários seus, conforme disse Maurício, estão trabalhando na fazenda Monte Alegre. Wica não tinha nenhuma dificuldade em dar oportunidade para que o mais simples de seu funcionário, ao mostrar esforço, se tornasse um exímio motorista.  

Para quem dedicou mais de 50 de sua vida no transporte de madeira e papel para as indústrias Klabin, e que iniciou na “boléia” antes de ter 16 anos, uma homenagem mais que merecida. Dos companheiros de profissão, e sobretudo na ocasião de sua morte, um dos que ficaram bastante abalados foi o hoje prefeito de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson. Nêne (como é conhecido o prefeito) e Wica tiveram em comum, muitas histórias a contar!

 

Assista a entrevista na íntegra:

 

LEIA TAMBÉM:

AVTB: TELÊMACO DISPUTARÁ A TAÇA PARANÁ