ONLINE
9




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


Centro de Especialidades completa dois anos
Centro de Especialidades completa dois anos

O Local presta atendimento regional e é localizado em Telêmaco

FONTE: PMTB

er

2015-08-10 às 08:10:51) Dois anos, mais de 20 mil consultas e aproximadamente 12 mil exames de imagem foram realizados no Centro Regional de Especialidades de Telêmaco Borba. Implantado em 9 de agosto de 2013, o serviço é referência para o município e região e atende com nove especialidades (cardiologia/otorrinolaringologia/urologia/oftalmologia/psiquiatria/dermatologia/

reumatologia/endocrinologia/ortopedia) e 14 profissionais. Todas as consultas são feitas no município.

O Centro de Especialidades oferece também profissionais de nutrição, psicologia e fonoaudiologia. Previsto para o mês de setembro, a comunidade terá um cirurgião cardiovascular.

De acordo com a coordenadora do Centro Regional de Especialidades, Elisângela Rezende Saldivar, a comunidade também pode contar com o serviço de um neurologista que atende fora do município. "Quem precisa desse atendimento, nós encaminhamos ao profissional", acrescenta.

Oftalmologia é a especialidade mais procurada pela população. São aproximadamente 600 consulta por mês.

O encaminhamento para o atendimento com o especialista é feito pelo médico da Unidade Básica de Saúde (UBS), em média a espera para a consulta é de um mês. O Cartão SUS é necessário para o agendamento. "Os casos de urgência e emergência são priorizados", destaca a coordenadora.

Elisângela explica que o Centro de Especialidades foi criado para consultas eletivas e não para realização de cirurgias. "Existe interesse de profissionais na realização de cirurgias pelo Centro, entretanto, somente cirurgias de baixa complexidade como de catarata e vasectomia. Mas no momento não temos espaço físico", destaca.

Na avaliação da coordenadora, a implantação do Centro foi positiva, pois oferece o atendimento no próprio município. "Grande parte das pessoas que passam pelo atendimento tem o problema resolvido, o que não pode ser feito aqui nós fazemos o encaminhamento. Acreditamos que o Centro é um diferencial em saúde no município", frisa.

"O nosso Centro de Especialidades é referência para a região e para o Paraná e isso é muito gratificante para nós", disse o prefeito Luiz Carlos Gibson. De acordo com o prefeito, os números demostram a resolutividade do trabalho. "Percebemos que estamos conseguindo nosso objetivo que é fazer com que a comunidade possa ter o atendimento de qualidade no município", destaca.

Melhorar o atendimento no Centro de Especialidades é um dos objetivos da Administração. Segundo o prefeito, a intenção de implantar pequenas cirurgias nos serviços do Centro é o próximo passo. "Vamos fazer tudo o que for possível para que pequenas cirurgias como a de catarata possam ser feitas aqui no nosso município, pois entendemos que isso vai trazer mais comodidade e segurança para a população", afirmou. O prefeito acredita que com a transferência dos serviços do Pronto Atendimento Municipal (PAM) para o SAMU, haverá espaço físico disponível para implantação de salas de cirurgias para atender a demanda do Centro de Especialidades.

Para o secretário Geral de Gabinete Altamir Ramos, o Centro de Especialidades foi uma das maiores conquistas na área de saúde do município. "Sabemos que os serviços de saúde são triviais e por mais que se invista nunca chega a 100%, mas quando se trata de consultas e exames, o Centro é o caminho", sintetiza. Altamir destaca ainda que com o Centro há mais diagnóstico e isso traz mais oportunidade de tratamento para as pessoas.

Outro ponto observado pelo secretário é a questão do tratamento fora do município. "Essa é outra vantagem que percebemos, pois houve redução nas viagens para consultas que penalizavam muito os pacientes", cita.

 

LEIA TAMBÉM:

LÁGRIMAS DEFINEM GRATIDÃO DE MÃE PELA GINÁSTICA