ONLINE
4




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


Debate sobre Turismo teve 4 candidatos a prefeito
Debate sobre Turismo teve 4 candidatos a prefeito

Propostas e compromissos marcaram o evento da ADETUR

 s

2016-09-02 às 01:38:06) No Salão Nobre da Acitel, - Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, aconteceu na noite desta quinta-feira, o debate com o tema Turismo, entre os candidatos à prefeitura, nas eleições de 02 de outubro.

Promovido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – ADETUR, houve a parceria com a Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais do Centro do Paraná e apoio do SEBRAE/PR e do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.

Para Douglas Costa, presidente da ADETUR Campos Gerais “a ideia é colocar o turismo em pauta nas eleições municipais.

s

Dos cinco candidatos, quatro compareceram: Dã Gonçalves Cortêz (PR, DEM, PRB, PSD, PROS, PSDB, PMB), Luiz Carlos Gibson, que disputa a reeleição (PPS, PSB, PP), Simão Neto Chueiri (PSC, PSL e PT do B) e Pedro Slonikarz (PT). Faltou ao evento, Márcio Arthur Matos (PTC, PRTB, PEN, PC DO B), ato que foi repudiado pelos quatro oponentes.

A potencialidade hoteleira de Telêmaco fora algo citado por todos, bem como a exploração do ecoturismo, além da parceria com municípios que tem um grande desenvolvimento neste segmento, como é Tibagi.  

s

Entre as principais colocações de cada candidato, Pedrinho do PT disse da construção de um aquário com as espécies nativas do Rio Tibagi, além de uma rodovia nas margens do Rio, inclusive com Mirante. Ele lembrou também que com o orçamento estrangulado, é sua meta procurar com as ong’s e organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), a Klabin e demais empresas da cidade, os recursos para investimento nesse setor, que disse ele: “É uma fonte limpa de arrecadação!”.

s

Dâ Cortez falou da Rota dos Tropeiros, e acima de tudo, disse que é de interesse de qualquer visitante, antes de vir à cidade, saber da segurança desse local, e por isso essa será sua prioridade para aí sim, fomentar esse setor. Outra proposta feita por ele é transformar o local que hoje funciona a Secretaria de Indústria e Comercio em Desenvolvimento de Assuntos Econômicos e nela, ter a Divisão de Turismo.

s

Gibson reconheceu que o valor que se tem para o setor é pequeno e que o turismo tem que ser autossustentável. Ele não fugiu do tema Concha acústica e disse que seria o sonho da sua gestão, mas que a empresa que venceu a concorrência e nada fez, só foi conseguida ser tirada da cidade depois de dois anos. Ele disse que pretende fazer a reforma deste local com verba própria do município. Destacou a potencialidade de Telêmaco com jipeiros e do sucesso que foi a exposição de carros antigos e os Foodtrucks que estiveram na cidade.

s

Neto colocou que é necessário local multishow, e que acolha todos os portes desse, desde feiras à shows artísticos. Pontou que já existe a Casa do Artesão, mas que essa necessita ser aprimorada. Defendeu que a comunidade e que os alunos sejam estimulados a fazer turismo local. Neto recordou que o Turismo é a segunda maior indústria do mundo, e nesse sentido, transformaria Turismo em uma secretaria para fomentar mais empregos e alavancar os setores da cidade.

 

 

PERGUNTAS AS QUAIS OS CANDIDATOS RESPONDERAM E QUE TIVERAM PRÉVIO ACESSO ANTES QUE O EVENTO ACONTECESSE

 Sabe-se que Telêmaco Borba se destaca no turismo de negócios e eventos, sendo o município dos Campos Gerais que mais arrecada com a atividade, possuindo o maior número de meios de hospedagens na região. Desta forma, qual sua proposta para desenvolver outros tipos de turismo e aproveitar a estrutura existente no município?

 

Comente sobre a estrutura necessária que um município deve ter para receber turistas e como está Telêmaco Borba neste quesito. O que o município tem ou poder vir a oferecer?

 

 A Indústria Klabin, mesmo que não com este objetivo, favorece o turismo no município por meio de atrativos como o Distrito de Harmonia, que se destaca pelo estilo da arquitetura europeia em suas residências destinadas aos executivos da fábrica; o Parque Ecológico, reserva que abriga animais nativos da região e um rico acervo de peças anatômicas objetos de pesquisa e o Teleférico (também conhecido como “Bondinho”), que consiste no “cartão postal” do município, ligando o centro da cidade ao complexo industrial. Desta forma, o candidato pensa ser possível trabalhar o turismo de forma integrada com esta Indústria? Ou ainda, como o município pode se beneficiar ainda mais, com o fluxo de turistas gerados pela Klabin?

 

O fluxo de um turista de eventos na cidade gera no mínimo r$300 reais/dia, movimentando mais de 40 setores da economia, sendo uma mola propulsora da economia local que já esta sendo alvo de investimento do poder público de várias cidades, através da parceria com os Convention Visitors Bureau de cada localidade, desde grandes centros a pequenas cidades. Temos como exemplo a pequena Tiradentes-MG, que possui 7 mil habitantes e movimenta cerca de 10 mil turistas por mês provenientes de pequenos e grandes eventos. Ou seja, seguindo nosso cálculo, seria uma movimentação de R$ 3 milhões na pequena cidade de Tiradentes. Assim, qual a sua proposta de parceria e investimento para movimentar o mercado de turismo de eventos em Telêmaco Borba?

  

Considerando o mapa de regionalização de turismo e o papel que o município de Telêmaco Borba tem no desenvolvimento da atividade nos campos gerais, como deve se dar a integração com os demais municípios da região?

  

“As ações de investimento em infraestrutura, além de movimentar a economia brasileira com a geração de emprego e renda pelo turismo, permitem acessibilidade e inclusão social de todos os públicos nos destinos turísticos brasileiros”, afirmou o ministro do turismo Gastão Vieira em 2014. Desta forma, qual sua proposta de investimento para melhoria da infraestrutura turística de Telêmaco Borba?

 

 E NUM OUTRO MOMENTO:

 Qual sua proposta orçamentária em um possível mandato e como isso será possível?

 Atualmente, o órgão municipal de turismo de Telêmaco Borba é a Assessoria Especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo. Qual sua proposta em relação a isso?

 

 

SAIA JUSTA 

s

O momento que criou certo mal-estar entre os participantes foi quando houve a assinatura da carta Carta Compromisso Em Defesa Do Turismo Dos Campos Gerais. Nela, dentre outras coisas, os candidatos se comprometiam em uma série de compromissos na área, quanto ao fomento e criação de órgãos, além do mais polêmico: estabelecer uma porcentagem no orçamento geral do município, para essa pasta. Nesse sentido, houve desacordo, mesmo que cada um tenha preenchido certa porcentagem, pois de certa forma, os organizadores do evento os colocaram numa saia justa, pois quem vencer a eleição, tem como primeiro objetivo conhecer a realidade orçamentária e após isso definir as prioridades.

Representou o Turismo Municipal, Mari Carmen Rivera Carrera.

 

Nota do Editor: No vídeo com entrevistas, 1) Pedrinho do PT solicita que também os vices possam participar, ao que esse jornalista explicou que seria ouvido somente os candidatos a prefeito.2) O prefeito Gibson teve um contratempo e não conseguiu gravar a participação em vídeo na entrevista, mas posteriormente, prontamente ligou ao site, se justificando.

 

Leia Também:

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM