ONLINE
209




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Durante a semana,Horácio Klabin foi tema na Acitel
Durante a semana,Horácio Klabin foi tema na Acitel

Avenida é a preocupação do empresariado, mas Obras e Prefeitura acataram reivindicações

fr

2015-11-15 às 18:44:55) Na quinta-feira passada, dia 12, na sede da Acitel – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, o prefeito Luiz Carlos Gibson e Deni Walter Gibson, que é secretário de Obras, além do presidente da instituição, Adriano  Degaspari Salvador, e o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) a ser empossado ainda este mês, Carlos Alberto Rodrigues, e empresários, discutiram a Avenida Horácio Klabin, que é o coração comercial da cidade, e como essa via estará preparada para o período das festas de fim de ano. O item Segurança não ficou fora da pauta.

A preocupação de todos é em oferecer o melhor conforto possível aos pedestres nas avenidas e calçadas, seja do local em questão ou toda adjacência do centro. Neste sentido, os buracos que surgem nos passeios foram citados. Deixou a muitos surpresos saberem que esses são provenientes em sua maioria das redes de telefonia, da Sanepar e até mesmo de ligações clandestinas de esgotos – essa última, que podem ser de prédios ou mesmo de comércios. Os bueiros e o entupimento desses foi outra questão, e de forma prática, Obras respondeu que tanto a Secretaria como a empresa terceirizada da Sanepar farão a limpeza de todos esses, na avenida principal. O visual da Horácio é prejudicado, segundo o depoimento de vários dos presentes ao encontro, pelo excesso de lixo que são deixados nas caixas coletoras (lixeiras) existentes nas calçadas. Deni lembrou que as lixeiras nas calçadas (em formato grande) começam a ser abolidas na maior parte dos municípios. Para os presentes na reunião, trata-se de uma falha cultural, pois nelas eram pra ser colocados determinadas modalidades de lixo, enquanto que em geral quando essas estão fixadas em frente a uma determinada empresa, essa cumpre de cuidar dessa lixeira e não descumprir o que o bom senso manda, enquanto que um outro comerciante vem e extrapola a quantidade de lixo e deixa muito desse, em pleno chão das calçadas. Até nesse sentido as câmaras de segurança do monitoramento a ser instalado pelo município, será de grande utilidade para ver quem é que não está tomando esse cuidado. Nesse caso novamente o secretário de Obras explicou que existe a coleta feita pela equipe da limpeza pública às sete horas da manhã e o mesmo horário, mas a noite, todos os dias, na área central. O tema cooperativa de recicláveis foi a tônica de pauta também: “A cooperativa é um grande palanque político, mas precisa de ações práticas. Reconheço que em questão de coletas tivemos alguns problemas, mas vocês terão atendimento diferenciando”, assim ele se dirigiu ao empresariado.

As opções de reestruturação da avenida, que conta entre elas com um corredor central para ônibus e a outra, que ressuscita o projeto do calçadão, foram debatidos. Quanto à segurança, nas palavras de Luiz Carlos Gibson, a esperança e a palavra dita como certa por parte do governo do Estado, é de que até o dia 15 de dezembro deverá estar oficializado à TB, o 26º Batalhão da Polícia Militar. O tema não está premente somente agora, disse o prefeito, mas sobretudo no fim de ano, a cidade terá uma atenção especial por parte das autoridades de Segurança Pública do Estado.

Confira a esclarecedora entrevista, na íntegra, abaixo:

 

 

LEIA TAMBÉM:

AVENIDA HORÁCIO KLABIN REÚNE ACITEL E PREFEITO