Centro Sul PR/SC traz o “A União Faz a Vida”
FONTE: SICREDI
2016-05-14 às 13:33:11) A abelha do Programa A União Faz a Vida aterrissou desta vez em Irati e União da Vitória, com o objetivo de contribuir com a educação das crianças e adolescentes que frequentam os colégios SESI através de uma nova prática pedagógica que vivencia os princípios de cooperação e cidadania dentro e fora das salas de aula.
A implantação do Programa é resultado da parceria firmada entre a Sicredi Centro Sul PR/SC e os Colégios SESI, a qual foi consolidada na última segunda-feira. Além dos diretores de ambos os colégios, contou com a presença do Presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC Santo Cappellari, do diretor executivo Helton Cesar Kolecha, do Diretor de Operações Marcos Luis Conzatti dos gerentes das agência de Mallet, Irati, União da Vitória e Porto União.
“Este é um momento inigualável para ambos os colégios que trabalharão com o programa, e a importância maior é a garantia de continuar espalhando o símbolo cooperativista. Pois, ao trabalharmos com as crianças e adolescentes, estamos construindo o futuro da cooperação, e é de encontro a esses princípios que a metodologia do Programa A União Faz a Vida traça seus objetivos”, disse Cappellari.
Ao encerrar a formalização da parceria entre a Sicredi Centro Sul PR/SC e os colégios SESI, o quadro de professores recebeu a assessoria pedagógica, que veio de encontro com a apresentação do programa, sendo abordados os métodos e os princípios, estes entrelaçados com o currículo que a escola segue. A partir desta formação, os professores poderão desenvolver projetos com seus alunos, seguindo a metodologia dinâmica, que trabalha os valores do cooperativismo e cidadania, desenvolvendo crianças e adolescentes mais cidadãs. Na formação, os professores acompanharam o processo para a criação de novos projetos, desde a escolha do tema, a pesquisa investigativa e a realização, facilitando a vivência de alguns processos na prática.
O Programa A União Faz a Vida baseia-se em uma metodologia de ensino por meio de projetos que coloquem as matérias ensinadas em sala de aula de maneira prática. Através dele, o professor vira um orientador do aluno, que se transforma no verdadeiro protagonista da metodologia. Todo o processo tem início com uma pesquisa feita pelos próprios alunos, ao redor de onde vivem, estudam ou visitam, ou seja, eles escolhem o tema do projeto que será trabalhado na prática, temas estes pautados em vivências.
Leia Também: