ONLINE
10




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


ESPETÁCULO: GUILHERME E A ESCOLA DE DANÇA DE TB
ESPETÁCULO: GUILHERME E A ESCOLA DE DANÇA DE TB

“O sonho de uma noite de verão” terá 400 dançarinos em cena

S

2017-10-02 às 13:07:07) O bailarino e professor Guilherme Augusto Buss Tupich, diretor da Escola Municipal de Dança da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação falou ao site Oberekando na semana passada. O espetáculo de fim de ano, “O sonho de uma noite de verão”, a maior gama de ofertas de vagas, e até o espetáculo que trará sobre a chegada dos seminaristas Redentoristas à Tibagi, no espetáculo “O império das Águas”, com alunos de sua escola tibagiana, foram enfocados.

 

ESCOLA MUNICIPAL DE DANÇA DE TB

A Escola de Dança está dando novos voos. Desde a abertura de novas vagas no começo do ano ao ele assumir, a faixa etária agora foi aumentada admitindo alunos desde 2 anos e meio até ballet adulto. Guilherme lembrou da linda história de 38 anos da Escola e agradeceu aqueles que já deixaram suas marcas bem como Sinthia Bulcão que faz com ele esse trabalho. Só de Babe Class são 250 alunas, entre três à cinco anos. “Estamos construindo novos valores e transformando vidas. Falamos muito aos pais que tanto eu quanto à professora Sinthia, viemos de projetos sociais. Ela tem ainda um projeto social na Bahia e é mantenedora de uma casa de ballet em Santa Catarina, em Joinville (Bolshoi). Eu tenho um projeto em Tibagi que também é um projeto social. Caridade não conta currículo e a gente não sai por ai falando o que faz!”.

 

ESFORÇO NO FIGURINO

Hoje algo que acaba sendo bastante oneroso quando se fala em dança e em qualquer lugar, é o figurino de dançarinos, e ainda, justamente por esse motivo, não se tem disponível na Escola de TB de um camarim próprio com disponibilidade destes.

Um tutu está em torno de 1.200 reais. Somente a casaca de bailarino, 600 reais. O professor terá a apresentação de fim de ano, e numa reunião com os pais foi colocado a respeito da confecção de cada figurino a um preço entre 250 e 350 reais, e àqueles pais que não puderem adquirir à seus filhos, pediu que venham conversar: “A gente se ajuda, faz rifa, promove jantar, e eu tenho certeza que Telêmaco vai ajudar!” Hoje 400 alunos confirmaram a participação e 60 disseram dessa dificuldade em torno do exposto acima.

Um importante fator existente no mundo da dança e citado pelo diretor, foi a questão de competitividade e ele lembrou de adjetivos como a sinceridade e o fair play; de suma importância para que haja o respeito entre os alunos e todos entendendo que se procura um mesmo objetivo. “Não é a gente denigrindo a imagem do outro que a gente vai melhorar e enaltecer a nossa”.

O professor Calan, maestro regente da Banda Municipal de Telêmaco Borba, juntamente com a professora Sinthia, fizeram como arte, uma mescla no desfile pelo aniversário da cidade de Sapopema, de apresentação da Banda com a Dança e foi show, assim como foi em Telêmaco.

 

ESPETÁCULO DE FIM DE ANO E ENSAIO COREOGRÁFICO

Nos dias 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro acontecerá o espetáculo de fim de ano, com o tema “O sonho de uma noite de verão”. “Serão colocados 400 bailarinos em cena e estamos animadíssimos com o espetáculo desse ano. Estamos entrando em outubro e o espetáculo está 90% pronto”.

Voltando um pouco no tempo, ele comentou a pedido do site Oberekando, o sucesso que foi o Ensaio Coreográfico que lotou o Centro Cultural Elohá Quadrado (Casa da Cultura) em pleno meio de semana. Aberto aos alunos com média acima de 7,5 e foram 52 coreografias. “Os alunos passaram por uma banca, foram dadas as notas e entregues boletim. Acho legal nós colocarmos essa capacidade criativa na criança”.

 

CHEGADA DE SEMINARISTAS EM TIBAGI SERÁ PARTE DE ESPETÁCULO SOBRE A CIDADE, SOB DIREÇÃO DE GUILHERME

Ao falar ao entrevistado de que esta matéria iria ao ar essa semana, mesmo sendo gravado na quinta-feira (28), em decorrência do 7ª Encontro de Ex-seminaristas Redentoristas de Ponta Grossa, ele informou que em Tibagi, no espetáculo “O império das Águas” de sua escola na cidade tibagiana, este momento estará incluso. Dias 14 e 15 de dezembro.

Ao encerrar a entrevista o professor e diretor da Escola agradeceu a todos, seja a equipe de trabalho, ao chefe municipal de Cultura, Sírio de Castro Ribas Júnior, ao secretário Carlos Roberto Ramos, o Carlão, ao prefeito Márcio Artur de Matos, pela liberdade de trabalho proporcionada, e especialmente aos pais dos alunos e aos alunos, sobretudo, bem como aos telêmacoborbenses que têm em peso, prestigiado a todos os eventos ofertados. “Aos grupos de dança aqui de Telêmaco que sempre me tratam com muito carinho”, concluiu Guilherme, que tem nosso carinho, que nestes próximos 15 dias estará em cuidados com sua saúde, e tem nosso carinho e orações, e voltará ainda mais fortalecido em um talento que lhe é natural: Brilhar!

 

CURIOSIDADE:

Tudo que você queria saber sobre tutus!

 

LEIA TAMBÉM:

GUILHERME:BALLET APERFEIÇOADO EM NOVA IORQUE EM TB