“A Agência da Regional da Madeira é nova, mas ela veio para somar junto à sociedade”
2016-10-31 às 15:55:38) O diretor da Agência Regional da Madeira, Francisco Joalmir Pucci, que retoma o cargo após ter sido secretário de Indústria Convencional da Prefeitura de Telêmaco Borba, nesta feita, já tendo exercido cargo nesse sentido em outras administrações, recebeu o site Oberekando para falar da instituição criada por ele, e que tem como objetivo, segundo suas palavras, o desenvolvimento do plantio da floresta até o mercado, passando pela indústria.
Hoje contando com 13 municípios componentes e também a empresa Klabin, fora a agência, por exemplo, uma das responsáveis pelo diálogo, assim como o Governo do Estado, para que acontecesse por parte da Klabin, o fatiamento da receita do ICMS que gera o Projeto Puma, entre os municípios que a fornecem matéria prima direta: a madeira. Essa organização da cadeia da madeira é uma das razões da Agência.
Joalmir lembrou que está se criando um novo programa e um relançamento da Agência, com novos componentes fazendo parte de sua diretoria executiva, inclusive. Ele sucede à Moreira.
NOVOS PREFEITOS
A nova gestão acalha também com a eleição de novos prefeitos, e em sua maioria, não reeleitos. Para isso entre as ações, haverá um novo debate com os prefeitos sobre o setor madeireiro. Segundo Joalmir, até porque vários deles têm em seus programas de governo, a implantação do parque industrial em seus municípios.
Quanto aos produtores, ele informou que em parceria com o Sebrae e Senai, sobretudo aos pequenos e micro, haverá formação para que de suas propriedades, eles possam ter auto sustentabilidade. “Não podemos deixar o alimento de lado”, no sentido de adequar isso ao plantio de suas florestas. Outro empenho também é da certificação dos produtores e de suas propriedades, para que em todas as instâncias para comercialização do seu produto e local, todos estejam aptos à comercialização de sua matéria prima.
Leia Também: