ONLINE
6




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Guarda Mirim comemora os 37 anos em Telêmaco Borba
Guarda Mirim comemora os 37 anos em Telêmaco Borba

Ela tem a presidência de Osvaldo Sarnoski

FONTE: PMTB

s

2017-04-04 às 10:31:38) O prefeito Dr. Marcio Matos, acompanhado pelo procurador Geral do Município Dr. Rubens Benck, participou da cerimônia festiva, dia 31 de março, em comemoração aos 37 anos da fundação da Guarda Mirim (GM) em Telêmaco Borba.

O evento, coordenado pelo presidente da Associação Educacional Fanuel – Escola de Guardas Mirins, Osvaldo Sarnoski, aconteceu no auditório da entidade com presença de autoridades e alunos da instituição.

Dentre as autoridades, o presidente da Câmara de Vereadores Maurício de Castro, os vereadores Marquinho Almeida, Renato Bahena e Marcos Mello.

Também estiveram presentes a professora Mariazinha Coraiola, representando o Lions Clube de Monte Alegre e o Instituto Dr. Feitosa.

Participaram da solenidade representantes da Klabin, Braslumber, Supermercados Verona, Sicredi e Scancom.

Em seu pronunciamento, Dr. Marcio mostrou-se atencioso as questões envolvendo jovens e adolescentes. "Eu sonho, desejo uma cidade melhor para todos nós. E para isso estamos investindo no jovem, na criança e no adolescente. É meu desejo construir aqui nessa área da GM um parque aquático esportivo para as crianças praticarem o esporte que é muito saudável. Somos parceiros da instituição e temos entre o quadro de colaboradores os guarda mirins. O jovem tem que participar mais das ações que promovam o crescimento de nossa Telêmaco Borba", destaca o prefeito.

A solenidade começou com uma oração ministrada pelo pastor Cesar Lucio Gabriel.

Posteriormente foram hasteados os pavilhões: Nacional, pelo prefeito Dr. Marcio, o do Estado do Paraná, pelo vereador Marquinho, do Município pelo representante do Rotary Clube, Zeno Guralh e o da Guarda Mirim, através do presidente Sarnoski, ao som do Hino Nacional Brasileiro e de Telêmaco Borba.

Ao final deste ato, os alunos deram as mãos para um abraço simbólico em toda a instituição, e gritaram bem alto: "Parabéns, Guarda Mirim".

d

Emocionado Sarnoski fez um histórico de como tudo começou, a criação da Guarda Mirim pelo Rotary e o Poder Judiciário, posteriormente, por sua iniciativa a fundação da escola.

Relembrou de prefeitos que foram essenciais na construção da sede, doação do terreno e a compra dos materiais, como Péricles Pacheco, Tranquilino Guimarães Viana e Carlos Hugo Wolff von Graffen.

Auxílio fundamental da Klabin por meio do Dr. Virgílio, Cléo de Assis e Arthur Canhisares.

Colaboração do empresário Osvaldo Souza Santos (Montalve), Kemira e Damas de Caridade.

"A colaboração foi essencial em todos os momentos que passamos ao longo desses 37 anos e é como eu sempre digo: a Guarda Mirim foi plantada com raízes fortes, no coração de Deus. Aqui é uma família, por isso que deu certo", afirma Sarnoski.

O sucesso ao longo de quase quatro décadas de história é atribuído ao ensino de qualidade, corpo docente e discente, funcionários e o recurso obtido com apoio das empresas parceiras.

Osvaldo aproveitou o momento para denominar o anfiteatro da Guarda Mirim de Alfredo Claudio Lobl, um dos grandes apoiadores da instituição.

Para Zeno Guralh, que representou José Rui Miranda, presidente do Rotary Clube de Telêmaco Borba, "é um marco importante para o clube, na pessoa do então presidente Ataliba Gióia auxiliar na fundação de uma entidade tão importante para a sociedade telemacoborbense. Ficamos felizes em fazer parte desta história em que se forma cidadãos para vida".

O presidente da Câmara, vereador Maurício, destacou a relevância da Guarda Mirim na formação dos jovens, quanto a disciplina e instruindo-os adequadamente para o mercado de trabalho.

A ex-vereadora Marisa Alonso, professora por quase 20 anos na GM, disse orgulhosa me vestir o uniforme da entidade. "Os jovens aprendem aqui o quanto é importante ser um guarda mirim, vestir esta camisa com amor e fidelidade. Confesso que aqui passei os dias mais felizes da minha vida, pois muito ensinei, mas muito mais aprendi. Peço que quando eu partir coloquem a Bandeira desta escola sobre o meu caixão porque eu a levarei para sempre eu meu coração".

Os alunos da Guarda Mirim, Clodoaldo Freitas fez um agradecimento em nome dos mais de 15 mil jovens que já passaram pela escola e Ruhama Pacheco, que cantou o louvor Te Agradeço (Diante do Trono) em referência a Deus e todos os homens e mulheres que se dedicaram para que Guarda Mirim torna-se realidade.

Ao final autoridades, professores e funcionários, alunos da Guarda Mirim e empresários cantaram os parabéns e saborearam o bolo com refrigerante.

 

HISTÓRIA

A Associação Educacional Fanuel - Escola de Guarda Mirins foi fundada no dia 31 de março de 1980 pelo Rotary Clube e por Osvaldo Sarnoski e tem como missão ensinar e preparar o adolescente para o mercado de trabalho.

Sua sede, localizada no Centro da Cidade, tem a capacidade de atender 600 jovens, adolescentes com idade entre 14 a 24 anos, foi construída em três etapas e contou com o apoio da Klabin e da Prefeitura de Telêmaco Borba.

Esta sede leva o nome de Edith Herzenberg de Gordan, conhecida por cultivar a fraternidade e o auxílio ao menor.

A instituição trabalha em consonância com o que determina o Governo Federal, com os registros validados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Em 2007 houve a abertura das vagas femininas, considerada uma importante conquista pelos seus gestores.

Atualmente a GM conta com 340 aprendizes, destes 140 estão em processo de formação para o mercado de trabalho e 200 estão atuando em mais de 40 empresas parceiras.

 

LEIA TAMBÉM:

RELEMBRE ENTREVISTA EM COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA GUARDA MIRIM EM 2015