Cláudio de Souza aborda também diversas temáticas para o site Oberekando
2016-01-08 às 13:56:10) O secretário municipal de Saúde de Telêmaco Borba, Cláudio de Souza, recebeu o Site Oberekando na manhã desta sexta-feira, para uma entrevista exclusiva. Mesmo tendo como pauta principal a inauguração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, ele respondeu a vários outros questionamentos numa esclarecedora conversa.
Quanto a Upa, na inauguração às 15 horas do da 22, os servidores serão apresentados à população, e logo às 8:00 hr do dia 23, estes já estarão em serviço. Neste dia então, deixa de funcionar o PAM, que hoje se localiza no Alto Socomin. São mais de 1.200 metros de construção e uma série de novos equipamentos e dependências em pleno funcionamento. “Tudo construído e preparado da forma que a população merece”.
TRANSPORTE DE PACIENTES
Telêmaco tem hoje cinco novas ambulâncias e para atender às várias demandas. Souza explicou algumas particularidades. No caso dos veículos menores, eles fazem menos socos, e por exemplo, dão mais conforto aos pacientes que possam estar indo ao Hospital Erasto Gaertner em Curitiba para quimioterapia. “Alguns chegam a nos solicitar os carros menores”, informou. Já, uma gestante, por vezes com gravidez de risco, no transporte é necessária a presença de um técnico e um enfermeiro, e já desloca-se uma ambulância maior. “Temos esse veículo em Telêmaco e que tem salvo muitas vidas. Trata-se da Unidade de Suporte Avançado”. Ele comunicou também que, sobretudo que será muito útil para a realização das cirurgias eletivas que em breve serão realizadas, mais sete ambulâncias serão recebidas: uma do Governo do Estado, três com recursos repassados pela Câmara Municipal e mais três sob determinação do prefeito municipal. Outro importante ato também foi a contratação de sete motoristas, que há poucos dias foram apresentados ao secretário.
DECISÕES SOBRE AÇÕES SAEM DE CONFERÊNCIAS
O secretário Cláudio fez questão de lembrar que todas as ações que são tomadas por ele, são norteadas pelas conferências antes que partem dos bairros e depois se juntam numa maior, municipal, e também pelo Conselho Municipal de Saúde. “Eu não invento nada. Eu faço o que está programado a ser feito, pelo Plano Municipal de Saúde. Aquilo que o governo de Luiz Carlos Gibson se propôs a fazer, e me dá condições financeiras a isso”.
Assista na íntegra a entrevista, a seguir, com Cláudio de Souza
LEIA TAMBÉM: