Campanha aberta com o Chá do Lenço reuniu autoridades, clubes de serviço e “Ivone Duarte”.
Créditos fotográficos Franklin Francielle
02-10-2014 às 10:23:07) As ações do Outubro Rosa em Telêmaco Borba se iniciaram com muito sucesso no primeiro dia de outubro, nas dependências da Fateb. O prefeito Luiz Carlos Gibson, o secretário da Saúde Cláudio de Souza, e o chefe da 21º Regional de Saúde de T. Borba, Roberto Amatuzzi, prestigiaram o evento.
Com esse mês voltado à maciça prevenção do Câncer de Mama, mundialmente, Thaisa Aêlica N. Feitoza, que coordena o programa Mãe Paranaense, inovou com o “Chá do Lenço”, contando com a cooperação do Grupo de Apoio Ivone Duarte. A palestra de “O Boticário”, sobre alto-estima, a abordagem o tema “Câncer de Mama” pela Dra. Ana Carolina Nocera, da Secretaria de Saúde, e um depoimento da radialista Fátima Ribeiro, a respeito da doença foram os destaques desse dia, onde a Academia Coliseu trouxe a temática dentro de sua área de atuação. Já, além de sediar o evento de abertura, a Fateb ofereceu toda a decoração do local, cumprindo assim seu papel nessa campanha. Confira o que virá na sequência do Outubro Rosa, e sobretudo, a mensagem de Cláudio de Souza, da importância da participação de todos, e da relevância da prevenção.
Sequência do Outubro Rosa:
No dia 11, sábado, um “Dia de Beleza” na Fateb. Num espaço específico, todas as dúvidas ora direcionadas para a Clínica da Mulher, serão sanadas. Será o “Dia Rosa”.
No dia 18 (sábado) serão realizados exames preventivos para as mulheres, nos períodos da manhã e tarde.
Dia 25 (Sábado) uma caminhada na Avenida Horácio Klabin, pela manhã, deverá movimentar a cidade. ”Nesse dia convidamos desde já que nossa população se vista de rosa e mostre seu apoio ao combate ao Câncer de Mana”, conclamou Thaisa. No período da tarde serão disponibilizados no terminal rodoviário, guichês que trarão preciosas informações a respeito da Saúde da Mulher. Neste dia, mais uma vez, o apoio da Regional de Saúde.
Um dia antes, no dia 24, todo o funcionalismo terá a Escola de Saúde Pública, voltada ao tema. A palestrante será uma especialista do setor de Oncologia do Erasto Gaertner. Também acontecerá a apresentação do grupo teatral Unsol.
No “Dia ‘D’ de Combate ao Câncer de Mama”, em 31 de outubro, estarão sendo feito testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e a liberação de mamografias. Ao fim da tarde, um café marcará o encerramento do Outubro Rosa.
Leia Também:
OUTUBRO ROSA COM AMPLA PROGRAMAÇÃO EM TB