ONLINE
15




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


INFLUENZA: Vacina deve atender 15 mil Tborbenses
INFLUENZA: Vacina deve atender 15 mil Tborbenses

Saúde começa a aplicar doses  na próxima segunda-feira, dia 25

FONTES: PMTB/PORTALSAUDE.SAUDE.GOV.BR

 s

2016-04-20 às 11:01:31) A Secretaria Municipal de Saúde dá início na próxima segunda-feira (25) a campanha de Vacinação contra a Influenza.

Espera-se vacinar em torno de 15 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários, os quais são crianças (de 6 meses a 4 anos, 11 meses, 29 dias), gestantes, puérperas (45 dias após o parto), idosos (com 60 anos ou mais) e trabalhadores da área da saúde.

Povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também deverão ser imunizados.

Os portadores de morbidades devem apresentar receita médica com indicação.

A Campanha inicia no dia 25 de abril e termina dia 20 de maio, sendo o dia D, 30 de abril (sábado).

Todas as 16 Unidades Básicas de Saúde estarão disponibilizando a vacina a partir do dia 25.

 

SOBRE A INFLUENZA

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N).

Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUÊNCIA: Alto das Oliveiras, Área 2, Área 6, Bela Vista, BNH, Caic, Cem Casas, Centro, Jardim Alegre, Jardim Bandeirantes, Marinha, Santa Rita, Socomin, Triângulo, Vila Esperança e Vila Izabel.

 

Leia Também:

CONHEÇA E PATROCINE VOCÊ TAMBÉM A AVTB