ONLINE
75




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


JARDIM ALEGRE: Prefeitura recupera cancha de Malha
JARDIM ALEGRE: Prefeitura recupera cancha de Malha

Ela faz parte da Praça Bolívar Caetano Vaz

FONTE: PMTB

s

2017-01-25 às 09:44:48) Uma desativada cancha de malha na Praça Bolívar Caetano Vaz no Jardim Alegre, está sendo revitalizada por funcionários da Divisão de Pavimentação e Máquinas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. A quadra que fica nos fundos do campo de futebol sintético estava encoberto pela grama e já há muito tempo sem uso.

Em um de seus passeios pelas praças esportivas, o secretário Carlos Roberto (Carlão) notou algo que parecia uma pista, encoberta pelo gramado e em conversas com moradores descobriu-se tratar de uma antiga cancha para a prática de malha. Até alguns anos atrás, um senhorzinho de idade, fazia a manutenção, mas em virtude de doenças, deixou de fazer e o gramado acabou tomando conta.

Carlão também ficou sabendo pelos moradores de que caso a cancha fosse reativada, praticantes deste esporte certamente voltariam a utiliza-la. Em conversas com sua equipe e, posteriormente com a Secretaria de Obras e Serviços Publicos, nesta segunda-feira (23), foram iniciados os trabalhos de recuperação.

” Estamos devolvendo mais um espaço de lazer para a população, um espaço que era utilizado e que deixou de ser usado pela falta de manutenção. É o desejo do prefeito Marcio e nosso desejo de  resgatarmos esta e tantas outras que tiverem espalhadas por aí e não apenas resgatar, mas promover competições com o objetivo de despertar o interesse de mais pessoas. Também observamos que ao lado do campo existe a possibilidade de uma cancha de bocha, outro esporte de grande aceitação e estaremos estudando a possibilidade da construção de uma cancha naquele local”, pronunciou-se o secretário.

 

MALHA

História

Jogava-se malha na França, na Itália, em tempos muito antigos e que não estão bem determinados. Fala-se no jogo de malha, em 1490, mas a prova de sua existência vem de um documento francês de 1644. Em Portugal, esse esporte e o arremesso de ferraduras, sempre foi muito popular, com os nomes de chinquilho ou jogo do fito.O jogo de malhas, tanto como o de ferraduras, foi levado para o Brasil por imigrantes portugueses.

Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país. Há documentos que provam ser a malha um esporte praticado em São Paulo, na rua 25 de Março, desde 1890.Os trabalhadores, terminado o seu dia de trabalho e participavam do jogo de malha como divertimento. Usavam peças rudimentares como pedras, ferraduras, pedaços de chapas de ferro, variando de formato e tamanho. Os pinos não tinham o padrão certo, tudo servia. Era considerado um esporte ou divertimento de pessoas humildes.

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO