ONLINE
176




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Klabin dá retorno à cidades de sua abrangência
Klabin dá retorno à cidades de sua abrangência

Obras foram sugeridas num amplo processo de consulta feito pela empresa com a comunidade

FONTE: KLABIN

S

2016-02-27 às 12:46:34) As primeiras obras do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma, da Klabin, começaram a ser entregues nesta semana, em Ortigueira. Na quinta-feira (25/2), foram inauguradas uma sala de estabilização, localizada no prédio do Pronto Atendimento Municipal (UPA), e quatro salas de aula: duas na escola Cecília Batista Matos, na Vila Gomes, e duas na escola Elias Abraão, área rural de Natingui. Os projetos surgiram de necessidades apontadas pela comunidade num amplo processo de consulta realizado pela empresa. A partir de agora, as instalações serão geridas pela Prefeitura Municipal de Ortigueira.

Com a nova sala, o município de Ortigueira, que contava apenas com o atendimento básico nas unidades de saúde urbanas e rurais, agora está preparado para atender casos de urgência e emergência que requeiram a estabilização dos pacientes. Localizada na Rua Manoel Guimarães Teixeira nº 60, no centro, a estrutura possui dois leitos e foi equipada com aparelhos de última geração como: desfibriladores, respiradores e monitores cardíacos. Uma rampa coberta para facilitar o rápido acesso a ambulâncias também foi construída no local.

“É um avanço em termos de atendimento dos casos mais complexos, como um ataque cardíaco, por exemplo”, explica Francisco Johansson, médico da Klabin. “O paciente verá que o mesmo será mais ágil e eficiente, até que ocorra a remoção para hospitais especializados da região.” Além disso, os profissionais de saúde que trabalharão na sala realizaram treinamento para o uso dos equipamentos de maneira adequada, em curso oferecido em parceria entre a Klabin e a PUC do Paraná.

Educação - As novas salas de aula das escolas Cecília Batista Matos e Elias Abraão aumentam a oferta de espaço físico e as condições de qualidade de ensino para os alunos da rede pública municipal. Os espaços são amplos, têm em torno de 49 m2, e vão acolher os alunos do Ensino Fundamental. “Com as novas salas, as turmas serão formadas por um número menor de alunos, melhorando significativamente a qualidade das aulas”, destaca a secretária de Educação de Ortigueira, Elizete Campos de Souza Carnelos.

Na área da Educação, a Klabin também está construindo em Ortigueira uma nova escola de Ensino Fundamental, com seis salas de aula, equipadas com biblioteca, laboratórios de informática, refeitório, cozinha, banheiros e pátio para atividades. Outras iniciativas apoiadas recentemente pela empresa foram a pintura da Escola Municipal Nilson Gorski e da Escola Branca de Neve.

Projetos Sociais - Os projetos sociais realizados pela Klabin, a partir do Projeto Puma, surgiram de um amplo processo participativo, iniciado em 2012, envolvendo diversos públicos das áreas urbanas e rurais de Ortigueira, Imbáu e Telêmaco Borba. Parte dos projetos está sendo realizada com recursos obtidos por meio de um financiamento de R$ 21 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e contemplam as áreas de saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente, agricultura familiar, empreendedorismo e assistência social.

“A participação das comunidades e das administrações públicas dos três municípios no diagnóstico para a definição dos projetos foi fundamental para nos dar a certeza de que os investimentos atendem a necessidades reais da população”, afirma o diretor de Projetos e Tecnologia Industrial da Klabin, Francisco Razzolini.  Nos próximos meses, outras obras serão inauguradas.

  

OBRAS EM ANDAMENTO EM ORTIGUEIRA

  • Construção do Centro Municipal de Formação Social para cursos técnicos e de capacitação profissional à população.
  • Construção de um Centro Cultural, com auditório para 350 pessoas e salas para oficinas culturais e educacionais.
  • Construção de escola de ensino fundamental, com seis salas de aula.
  • Reforma de área de lazer no entorno do Ginásio Litinho contemplando: espaço para vivência, parque infantil, academia ao ar livre, pista de skate e iluminação.
  • Construção de residencial (Quatro prédios com 96 apartamentos) para habitação dos futuros funcionários da fábrica de celulose.

 

OBRAS EM ANDAMENTO EM TELÊMACO BORBA

  • Construção de complexo esportivo e de lazer regional (Parque da Cidade), contemplando doação de terreno, com pista de caminhada, ciclovia, canchas, parque infantil, área administrativa e projeto executivo de uma arena multiuso
  • Construção e reformas do Contraturno Socioeducativo: espaço para oferecer atividades no contraturno escolar, aumentando o atendimento atual de 155 crianças para 255 crianças

 

OBRAS EM ANDAMENTO EM IMBAÚ

  • Construção e reformas do Contraturno Socioeducativo, espaço para oferecer atividades no contraturno escolar, aumentando a capacidade atual de atendimento de 100 para 150 crianças
  • Construção de uma Praça Cívica, com área de lazer, espaço para prática de esportes, pista de skate, parque infantil, área de exposição e iluminação

Projetos Sociais desenvolvidos em Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba

  • Contratação de consultoria do Sebrae para capacitação e assessoria técnica para potenciais empreendedores de pequenas e médias empresas
  • Contratação da ONG Childhood para fortalecimento da rede de proteção infantil
  • Fortalecimento Social e Econômico das Pequenas e Médias Propriedades Rurais: consultoria para obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), adequação ambiental, incentivo à diversificação produtiva para geração de renda, incentivo ao associativismo/cooperativismo para agregação de valor e escoamento da produção.

Projeto para sete municípios do Consórcio Caminhos do Tibagi

  • Adequação dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos, incluindo diagnóstico sobre geração de resíduos, destinação, reciclagem, coleta seletiva, educação ambiental e projeto para aterro sanitário. Projeto realizado em Ortigueira, Imbaú, Telêmaco Borba, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania.

s

 

Leia Também:

VÔLEI: AVTB se prepara para um grande ano. Professor João Victor Moura falou ao Oberekando. AJUDE A AVTB