Em visita às duas unidades fabris, gerente de comunicação explana sobre Projeto Puma
Juntamente com o repórter, radialista e noticiarista Jeferson Abreu, o site Oberekando (por este que vos escreve), foi recebido por Wilson Paiva, que é o gerente de Sustentabilidade e Comunicação do Projeto Puma - unidade da nova fábrica da Klabin, localizada em Ortigueira, para uma visita, que incluiu a área florestal e também a unidade de Monte Alegre.
Numa fala específica a respeito do Projeto Puma, cuja previsão de inauguração é até o fim do primeiro trimestre, ele citou que com 90% do montante concluído, está-se na fase de montagem eletromecânica e ajustes finais com testes dos equipamentos.
Outros pontos citados por ele é a arrecadação anual de impostos que será de 300 milhões e o fatiamento deste montante, já acordado entre os municípios abrangidos diretamente pela obra.
O aproveitamento da mão-de-obra local foi elencado, onde, por exemplo, na construção civil, 85% dos colaboradores eram do Estado, e muitos, das cidades da região. “Hoje, ainda que no trabalho de solda de precisão e montagem eletromecânica, cerca de 50% ainda são do Paraná”
Entre todos os locais visitados na nova unidade, chamou atenção a estrutura das unidades de saúde, internas à obra. “Uma das preocupações da Klabin era não sobrecarregar o sistema de Saúde dos municípios vizinhos”. Para isso, além da montagem de postos de saúde, tanto na obra, como nos alojamentos, uma das normativas da contratante para às empresas construtoras era que seus funcionários tivessem seus planos de saúde privados.
LEIA TAMBÉM: