ONLINE
5




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Mutirão de dengue recolhe 35 toneladas de resíduos
Mutirão de dengue recolhe 35 toneladas de resíduos

Saúde detecta um caso confirmado de dengue este ano

FONTE: PMTB

d

2017-01-25 às 09:27:35) A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Telêmaco Borba, com apoio da Secretaria de Obras, retirou mais de 35 toneladas de resíduos, em sete caminhões carregados de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e da febre chikungunya.

O trabalho fez parte do mutirão de combate à dengue, ocorrido de 17 a 20 de janeiro, nos bairros Bom Jesus, Bela Vista e Centro.

 

Para a coordenadora do mutirão, Dra. Ana Claudia Natel, a ação atendeu as expectativas.

"Sim, avalio o trabalho do mutirão como positivo. Tivemos uma importante ação nos bairros, com a participação ativa dos moradores, como defende o prefeito Dr. Marcio. Foram recolhidos muitos materiais. Alguns terrenos em que haviam focos acabaram removidos. Porém, o trabalho é permanente, nesses e em outros bairros da cidade", alerta Ana Cláudia.

Dados da Vigilância Epidemiológica informavam que desde agosto de 2016 não haviam casos registrados.

"Mas detectamos um caso de dengue confirmado no último dia 23 de janeiro, autóctone - sem histórico de viagem, ou seja, com a contaminação aqui no município mesmo. Isso nos deixa mais alerta, pois sabemos que temos o vírus circulante aqui em nosso município", completa a coordenadora Ana.

As próximas ações de mutirão serão programadas posteriormente, com previsão de acontecerem a partir de março.

 

TRABALHOS DE PREVENÇÃO EM PARCERIA COM OS JOVENS DA IGREJA ADVENTISTA

A Secretaria de Saúde estará realizando nos dias 24, 25 e 26 de janeiro um importante trabalho educativo no bairro Jardim Alegre, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Cerca de 60 jovens da cidade de Curitiba e Telêmaco Borba, alojados na Igreja do Jardim Alegre, estão participando da colônia de férias denominada "Missão Calebe - minhas férias no topo", sob os cuidados do pastor Juscelino Ferreira, estão realizando visitas nas residências junto com as agentes de endemias do bairro, no período da manhã.

Nas visitas, eles realizam a inspeção de locais de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, realizando também panfletagem e orientações aos moradores.

"Parcerias como essa são de extrema importância, pois toda a força de trabalho em épocas críticas de dengue, Zika e chikungunya é bem-vinda. O prefeito Dr. Marcio quer que atuemos com todo zelo e atenção na saúde", exalta o secretário de Saúde, Dr. Ede Pukanski.

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO