ONLINE
11




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


PESQUISA: TB quer Direito e Engenharia Civil
PESQUISA: TB quer Direito e Engenharia Civil

Dados colhidos em consulta aberta pelo site da Prefeitura foram apresentados à UEPG, que solicitou quais cursos eram os mais desejados

FONTE: PMTB

t

2015-08-25 às 09:14:58) O secretário municipal de Educação, professor Celso Augusto Souza de Oliveira, apresentou oficialmente, nesta segunda-feira (24), o relatório da Pesquisa de Interesse por Cursos Superiores, ao prefeito Luiz Carlos Gibson, ao reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Carlos Luciano SantAna Vargas e ao coordenador do Campus da UEPG, professor Fauzi Aziz Chagury.

O encontro aconteceu no Gabinete do Paço Municipal.

O objetivo, explica o professor Celso, foi saber sobre o interesse da comunidade por quais Cursos Superiores Presenciais, de graduação e pós-graduação, para serem implantados nos Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

"Temos esse Campus da UEPG há 30 anos e entendemos que ele deve continuar sendo referência em termos de Educação em Telêmaco Borba. Essa pesquisa traduz o interesse da nossa população pelos diferentes cursos. Por isso fazemos um apelo aos diretores desse instituição para que nos ajudem a promover mais cursos", enfatiza o prefeito Gibson.

Para o reitor, professor Carlos Luciano, é desejo da UEPG manter ativo o Campus de Telêmaco. "Vamos encaminhar esse relatório da pesquisa para os respectivos setores da Universidade e verificar o interesse e a viabilidade para que tenhamos mais cursos de graduação e pós graduação em Telêmaco Borba", justifica.

Há três meses na coordenação do Campus local, o professor Fauzi, acredita que será possível novos cursos de graduação e mesmo de especialização.

"Entendemos que em termos de pós para a Gestão de Negócios Internacionais vem ao encontro do interesse dos acadêmicos que estão prestes a concluir o Curso de Administração em Comércio Exterior. Considero possível para o ano de 2016, enquanto que para novos cursos tenhamos que fazer uma análise criteriosa de viabilidade, de custos e assim implantarmos algo que venha a contribuir com a cidade e a região", conclui o coordenador.

A pesquisa foi feita pela internet, no Site da Prefeitura, durou o período de 30 dias, portanto de 15 de maio a 16 de junho de 2015.

Participaram da pesquisa e votaram nos cursos de seus interesses, 406 munícipes.

Através do site smetelemaco.blogspot.com.br, ou pelo www.telemacoborba.pr.gov.br no link Blogs Educação foram registradas as participações.

Entre os cursos mais procurados de graduação na UEPG em primeiro ficou o de Direito (54 votos), seguido de Engenharia Civil (40) e Licenciatura em Música (35). Na pós graduação os que mais se destacaram por ordem foi: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (138 votos), Gestão de Negócios Internacional (60) e Controladoria (54).

O relatório com todo o conteúdo da pesquisa feita pelo Município, através da Secretaria Municipal de Educação foi entregue ao reitor da UEPG e a diretoria geral do IFPR de Telêmaco Borba.

 

OS CURSOS MAIS PROCURADOS PARA GRADUAÇÃO – UEPG

Direito – 54

Engenharia Civil – 40

Licenciatura em Música – 35

Serviço Social – 25

Engenharia de Computação – 24

Licenciatura em Pedagogia – 24

Bacharelado em Educação Física – 19

Engenharia de Materiais – 18

Licenciatura em Artes Visuais – 15

Bacharelado em Jornalismo – 12

Farmácia – 11

 

PROCURA INTERMEDIÁRIA POR GRADUAÇÃO – UEPG

Administração – 10

Agronomia – 10

Ciência Contábeis – 10

Administração Comércio Exterior – 9

Licenciatura em História – 9

Bacharelado em Enfermagem – 8

Bacharelado em Informática – 8

Licenciatura em Educação Física – 8

Engenharia de Alimentos – 7

Bacharelado em História – 6

Bacharelado em Química Tecnológica – 5

 

OS CURSOS DE GRADUAÇÃO MENOS PROCURADOS – UEPG

Ciências Econômicas – 5

Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Respectivas 5

 

Leia Também:

ANA LUÍZA PIRES LIMA ENCHE TB DE ORGULHO: Vice-campeã brasileira e Ouro no Solo