ONLINE
37




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


População ativa nas oficinas do Plano Diretor
População ativa nas oficinas do Plano Diretor

Ela tem apresentado as principais necessidades para os bairros

FONTE: PMTB

d

2017-01-27 às 10:54:52) A Prefeitura e Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar) realizaram entre os dias 23 a 25 de janeiro as oficinas para revisão do Plano Diretor de Telêmaco Borba.

As reuniões aconteceram nos centros comunitários dos bairros São Silvestre, Marinha e São Francisco 2.

Foram discutidos com os moradores três planos de forma integrada e participativa: a revisão do Plano Diretor, a elaboração do Plano de Mobilidade e do Plano de Arborização Urbana.

Participaram dos encontros, o engenheiro Mauricio Maas, coordenador do Plano Diretor pela Funpar, entre os representantes da Prefeitura estiveram o engenheiro José Carlos Santos, Antônio Trindade da Divisão de Urbanismo, e Toninho Flenik, da Assessoria de Integração Comunitária; o vereador Marquinho Almeida, além dos presidente dos bairros, Lourival Humberto Rodrigues (Pena Branca), São Silvestre; Valter Antunes, bairro Marinha e Rozalina Ernesto Lima, bairro São Francisco 2.

 

RESULTADO DA OFICINA NO SÃO SILVESTRE

As principais reivindicações da comunidade do São Silvestre foram a mobilidade, com a mudança no itinerário da circular, para que seja feita pela Rua Curió e o retorno pela Rua Canário, passando pelo o interior do bairro.

Sobre a arborização, a preservação de um bosque existente.

A construção de um colégio estadual e uma capela mortuária na área onde está instalado o centro comunitário.

No setor de esporte e lazer reivindica-se a construção de uma quadra poliesportiva.

Quanto à segurança pública a necessidade de ronda pela polícia militar de maneira mais frequente.

Houve ainda o pleito de moradias para famílias de baixa renda.

Estudo das potencialidades do município visando atrair novas indústrias nos ramos de embalagem, têxtil e metalúrgica.

 

BAIRRO MARINHA

Foram elencadas as seguintes situações no bairro Marinha: sobre o transporte coletivo, ampliação de horários para atendimento, necessidade da conservação da estrada dos Guararapes que não está pavimentada e com muitos buracos, a distância entre a ponte até o início do calçamento, em torno de 400 metros.

Na área de esportes o pedido de uma quadra sintética.

 

BAIRRO SÃO FRANCISCO 2

O foco principal foi a mudança no zoneamento, uso e ocupação do solo, da área, para regularização das mesmas que não possuíam espaço para garagens e se constituíram como irregularidade diante da legislação municipal.

Atualmente o local está zoneado como zona residencial 5 e se consolidou como ZEIS - RF, Zona especial de Interesse Social para fins de Regularização Fundiária, e hoje impedem da regularização dos documentos para o mercado imobiliário, o que poderá ocorrer durante a revisão do plano diretor.

Outro anseio importante da população foi a necessidade de melhorias na via principal de acesso ao bairro, Avenida Euclides Bonifácio Londres, a qual recebe fluxo intenso de veículos e necessita de melhorias quanto as calçadas, iluminação pública mais eficiente e sinalização da via.

Melhorias nas áreas de esporte e lazer, melhoria dos pontos de ônibus para que possa melhor abrigar os usuários do transporte coletivo em dias ensolarados ou chuvosos.

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO