Ela tem apresentado as principais necessidades para os bairros
FONTE: PMTB
2017-01-27 às 10:54:52) A Prefeitura e Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar) realizaram entre os dias 23 a 25 de janeiro as oficinas para revisão do Plano Diretor de Telêmaco Borba.
As reuniões aconteceram nos centros comunitários dos bairros São Silvestre, Marinha e São Francisco 2.
Foram discutidos com os moradores três planos de forma integrada e participativa: a revisão do Plano Diretor, a elaboração do Plano de Mobilidade e do Plano de Arborização Urbana.
Participaram dos encontros, o engenheiro Mauricio Maas, coordenador do Plano Diretor pela Funpar, entre os representantes da Prefeitura estiveram o engenheiro José Carlos Santos, Antônio Trindade da Divisão de Urbanismo, e Toninho Flenik, da Assessoria de Integração Comunitária; o vereador Marquinho Almeida, além dos presidente dos bairros, Lourival Humberto Rodrigues (Pena Branca), São Silvestre; Valter Antunes, bairro Marinha e Rozalina Ernesto Lima, bairro São Francisco 2.
RESULTADO DA OFICINA NO SÃO SILVESTRE
As principais reivindicações da comunidade do São Silvestre foram a mobilidade, com a mudança no itinerário da circular, para que seja feita pela Rua Curió e o retorno pela Rua Canário, passando pelo o interior do bairro.
Sobre a arborização, a preservação de um bosque existente.
A construção de um colégio estadual e uma capela mortuária na área onde está instalado o centro comunitário.
No setor de esporte e lazer reivindica-se a construção de uma quadra poliesportiva.
Quanto à segurança pública a necessidade de ronda pela polícia militar de maneira mais frequente.
Houve ainda o pleito de moradias para famílias de baixa renda.
Estudo das potencialidades do município visando atrair novas indústrias nos ramos de embalagem, têxtil e metalúrgica.
BAIRRO MARINHA
Foram elencadas as seguintes situações no bairro Marinha: sobre o transporte coletivo, ampliação de horários para atendimento, necessidade da conservação da estrada dos Guararapes que não está pavimentada e com muitos buracos, a distância entre a ponte até o início do calçamento, em torno de 400 metros.
Na área de esportes o pedido de uma quadra sintética.
BAIRRO SÃO FRANCISCO 2
O foco principal foi a mudança no zoneamento, uso e ocupação do solo, da área, para regularização das mesmas que não possuíam espaço para garagens e se constituíram como irregularidade diante da legislação municipal.
Atualmente o local está zoneado como zona residencial 5 e se consolidou como ZEIS - RF, Zona especial de Interesse Social para fins de Regularização Fundiária, e hoje impedem da regularização dos documentos para o mercado imobiliário, o que poderá ocorrer durante a revisão do plano diretor.
Outro anseio importante da população foi a necessidade de melhorias na via principal de acesso ao bairro, Avenida Euclides Bonifácio Londres, a qual recebe fluxo intenso de veículos e necessita de melhorias quanto as calçadas, iluminação pública mais eficiente e sinalização da via.
Melhorias nas áreas de esporte e lazer, melhoria dos pontos de ônibus para que possa melhor abrigar os usuários do transporte coletivo em dias ensolarados ou chuvosos.
LEIA TAMBÉM
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO