Doses são contra a Influenza
FONTE: PMTB
2016-04-27 às 08:36:20) A Secretaria Municipal de Saúde registrou 1.207 imunizados logo no primeiro dia da Campanha de Vacina contra a Influenza, iniciada na segunda-feira (25).
Este número corresponde a 496 idosos, 242 crianças, 221 doentes crônicos, 167 trabalhadores em saúde, 63 gestantes e 18 puérperas.
A campanha tem prosseguimento até o dia 20 de maio, sendo o dia D, 30 de abril (sábado), nas 16 Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 17 horas.
Outro posto de vacinação fixo é na APOSTE (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Telêmaco Borba).
Na quinta-feira (28) a vacina será ministrada no Centro de Convivência do Idoso, no período da tarde.
As gestantes de risco estão sendo imunizadas no Programa Mãe Paranaense (antigo PAM).
GRUPOS QUE DEVEM RECEBER A VACINA
Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias; idosos (60 anos ou mais); gestantes; mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde e doentes crônicos com receita médica ou registro em seu posto de saúde.
"Se você, seu filho ou um familiar fazem parte do grupo prioritário não deixe para a última hora. Quanto antes melhor, a vacina levará em torno de 15 dias para desenvolver a imunidade. Não deixe para depois. Se por motivos de trabalho não puder comparecer ao posto de saúde do seu bairro durante esta semana, não perca a oportunidade no próximo sábado", ressalta Katia Cristiane de Almeida Alves, responsável pela Vigilância em Saúde.
É importante levar o cartão de vacina e para as crianças é obrigatório a apresentação da carteirinha de vacinação.
Os doentes crônicos que não fazem acompanhamento contínuo no posto de saúde ou tem seu atendimento na rede privada devem levar uma receita com a descrição da sua doença ou outro documento que comprove a sua patologia.
Os doentes já acompanhados pelo posto de saúde e com registros em seu prontuário deve se dirigir ao seu posto.
As doenças contempladas para a vacinação em 2016 estão listadas no quadro abaixo.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Atenção para as medidas de prevenção como manter os ambientes arejados, evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, usar álcool 70 quando não tem a possibilidade de lavar as mãos, usar lenços ou papel descartáveis para assoar o nariz, proteger a boca com o braço ao tossir, nunca pegar alimentos com as mãos antes de higienizá-las e em caso de febre e sintomas de gripe nunca tomar remédio por conta. Sempre procure atendimento médico imediatamente.
POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUÊNCIA: Alto das Oliveiras, Área 2, Área 6, Bela Vista, BNH, Caic, Cem Casas, Centro, Jardim Alegre, Jardim Bandeirantes, Marinha, Santa Rita, Socomin, Triângulo, Vila Esperança e Vila Izabel.
Leia Também: