ONLINE
9




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


PROFª KARINE BELLON FALA SOBRE LUTHERIA NO IFPR
PROFª KARINE BELLON FALA SOBRE LUTHERIA NO IFPR

Doutoranda na área da Madeira, confessou que sonho futuro é até mesmo uma cooperativa de artesãos em instrumentos musicais para a cidade

D

2018-03-01 às 10:12:31) A entrevistada de ontem, dia 28 de fevereiro, do site foi Karine Ramos da Rosa Bellon (33). Ela é graduada em Engenharia Florestal – UFPR, tem mestrado em Engenharia Florestal - Área de Tecnologia da Madeira (Dissertação: Modificação térmica de algumas espécies de madeira de reflorestamento) e está em andamento com seu doutorado em Engenharia florestal - Área de Tecnologia da Madeira, na defesa da tese familiarizada, inclusive, com a vocação de Telêmaco Borba: “Madeiras de reflorestamento”. Já tendo lecionado no Campus do Instituto Federal do Paraná – Campus local, ela falou ao Oberekando sobre o curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Confecção de instrumentos Musicais - Oficina de Lutheria, onde ministrará a disciplina de Tecnologia da Madeira.

O curso tem uma parceria com a UniCultura, Universidade da Cultura, o IFPR, a Klabin, que doou todos os equipamentos de serras e cortes, bem como alguns instrumentos, para o projeto Lutheria. Karine evidencia também, que um dos anseios, além do papel e celulose, é fazer com que uma vocação de Telêmaco, que é a madeira, faça a cidade conhecida por outro motivo: quem sabe a criação futura de uma cooperativa de artesãos em instrumentos musicais, de luthiers. Para essa temporada do curso, o instrumento a ser trabalhado será o ukulelê, famoso sobretudo na cultura do Havaí.

Chama a atenção quais os alunos aptos a esse curso: Qualquer um desses que tenha concluído o Ensino Fundamental. Ou seja, se você terminou o nono ano, ou até, anteriormente, a oitava série, terá a chance de se tornar um fabricante de instrumento musical, a partir da madeira, ser um luthier. No entanto, com 26 vagas, certamente a procura nestes dias que ainda faltam para a inscrição, será enorme.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA (FONTE IFPR) E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO E DE COMO SE INSCREVER. Inscrições para o Lutheria vão somente até o dia 08 de março e essas, somente no Campus do IFPR.

s

Foram abertas nesta terça-feira (27) e seguem até o dia 08 de março as inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Confecção de Instrumentos Musicais no IFPR – Instituto Federal do Paraná, Campus de Telêmaco Borba.

O curso é inteiramente gratuito, terá duração de 160 horas e será ofertado na modalidade presencial, com início em 19 de março de 2018 e término em 31 de julho de 2018.

Nesta oferta os estudantes aprenderão a confeccionar um ukulelê, instrumento de corda com caixa de ressonância, muito utilizado nas músicas de origem havaiana e agora difundido para outros países.

As aulas ocorrerão segundas, terças e quartas, das 19h às 22h50, no Campus Telêmaco Borba do IFPR, situado na Rodovia PR 160 - km 19,5 - Jardim Bandeirantes.

O edital completo pode ser conferido no site http://telemaco.ifpr.edu.br./

 

Leia Também:

PROJETO PRESERVART, DO IFPR, NO OBEREKANDOOs professores Guilherme, Luana e Natara falam sobre as inscrições e conclamam a comunidade.