ONLINE
8




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Programa da Klabin vai auxiliar produtores rurais
Programa da Klabin vai auxiliar produtores rurais

Pequenos e médios e de municípios a exemplo de Imbaú

FONTE: PMI E KLABIN

s

2016-02-04 às 10:17:32) O “Planejando Propriedades Sustentáveis” contribui para o desenvolvimento regional e promove o fortalecimento econômico, ambiental e social

Os pequenos e médios agricultores familiares de Imbaú contam com um programa que está promovendo o fortalecimento econômico, ambiental e social de suas propriedades. O projeto Planejando Propriedades Sustentáveis é uma iniciativa da Klabin e faz parte do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma.

O objetivo é auxiliar o produtor em todas as etapas da produção, desde a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), até a diversificação da produção para acessos a novos mercados e geração de renda. A iniciativa se baseia em ações de planejamento e adequação de propriedades rurais.

O projeto incentiva alternativas de cooperativismo para geração de renda, como ressalta o gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Klabin, Uilson Paiva. “O Programa faz uma abordagem completa da propriedade: desde a regularização ambiental e paisagística, até o planejamento da produção. O grande diferencial é que ele possibilita que os produtos dos pequenos e médios agricultores familiares da região cheguem ao mercado, ou seja, encontre os compradores”.

A mais recente iniciativa do projeto Planejando Propriedades Sustentáveis foi a inauguração do Espaço do Produtor, que fica ao lado do prédio da Secretaria de Agricultura de Imbaú, e vai funcionar às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h. No local, o pequeno e médio agricultor será recebido por técnicos especializados e receberá orientações sobre como utilizar o potencial de sua propriedade de forma rentável e sustentável. O Secretário de Agricultura do município, Alex Sandro Oliveira, reforça que o espaço tem o objetivo de esclarecer e abordar questões ambientais e socioeconômicas. “Dessa forma, os agricultores poderão saber melhor como vender seus produtos nos mercados locais: restaurantes, hospitais e até mesmo no Projeto Puma. A ideia é ajudar a organizá-los”.

O prefeito de Imbaú, Cassemiro Pinto Martins, considera que a cidade também ganha na esteira do lucro dos produtores rurais. “Um projeto como esse traz mais renda, o que ajuda a melhorar o município. Hoje nós temos 45% da nossa população na área rural. O investimento é muito importante para que o povo melhore a vida no campo”, diz.

O Espaço do Produtor é uma parceria da Klabin com a Prefeitura Municipal de Imbaú. O agricultor Anésio Roberto dos Santos, que é presidente de uma cooperativa da cidade, destaca que o escritório facilitará a vida dos pequenos e médios produtores rurais. “É algo com o que podemos contar. A gente vai procurar o espaço e receberemos a orientação técnica necessária”.

O atendimento do Espaço do Produtor funcionará na Rua José Maria de Oliveira Sobrinho, s/n, próximo ao entreposto da Castrolanda.

O projeto Planejando Propriedades Sustentáveis é uma iniciativa promovida pela Klabin em parceria com o Sebrae e as ONGs Apremavi e TNC. Ele também conta com o apoio das prefeituras municipais de Imbaú, Telêmaco Borba e Ortigueira.

 

Leia Também:

VÔLEI: AVTB se prepara para um grande ano. Professor João Victor Moura falou ao Oberekando. AJUDE A AVTB