ONLINE
10




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Ricardo Skalinski lançará obra sobre a Polónia
Ricardo Skalinski lançará obra sobre a Polónia

A saga dos imigrantes da terra do Papa será retratada pelo telêmacoborbense em Raízes

 s

2016-11-06 às 11:16:27) “E saber que tudo começa pelo cemitério!”

Não! Não se trata de história macabra ou de terror!  O telêmacoborbense Ricardo Adriano Skalinski, nascido em 08 de julho de 1978, está prestes a lançar a obra “Raízes: Fragmentos da imigração Polonesa nos Campos Gerais do Paraná”. O interesse pelo assunto veio, quando mudou seus hábitos de criança e lá pelos 10, 11 anos, fez além de comer jabuticaba, melancia e demais doces que se vendiam na entrada do cemitério São Marcos, em Finados. O fato de verificar quantos nomes de descendentes de poloneses lá estavam sepultados o despertou em que esses, na verdade, tiveram duas mortes: a morte propriamente dita, mas também, de toda a sua história e a de seus antepassados, e sem que, na maioria das vezes, as riquezas de fatos, superação, e garra - tão peculiares a essa nacionalidade -, viessem a conhecimento público.

d

A obra desse supervisor de manutenção por mais de 20 anos na indústria papeleira local, faz um resgate mais que patriótico, e sim uma coleta de vários autores que destacam a vida dos poloneses em sua vinda ao Brasil. Para se ter uma ideia da riqueza de detalhes, existem documentos originais destacados de seus tataravós que constam de seu livro. Isso tudo será aguçado na curiosidade de todos aqueles, não só descendentes de polacos, mas das demais nacionalidades europeias e também asiáticas, que encontraram no Brasil, um local seguro!

Na entrevista abaixo, ver-se-á que muito mais que a alegria de um local que se prometia jorrava “leite e mel”, pois chegou-se ao ponto, com o fim da escravatura (do Brasil), de ter-se agenciadores na Europa requisitando poloneses e outros povos, a virem para cá, e essa era a promessa... - nem tudo foram flores!

d

De uma humildade fora do comum ao considerar-se a formação que tem, como graduado em Administração e especialista em Ética e em Educação com ênfase em Teologia Moral, além de estudar também Teologia, ele relembrou quando ao se interessar em adquirir a obra “Polaco”: Ao vê-la na internet, assim não tão acessível na época em que isso ocorreu, lá estava escrito que o contato deveria ser feito com o autor. Assim o fez, e eis que começa a dar seus dados pessoais. Ao citar Telêmaco Borba como cidade a ser remetida a aquisição, e antes de dar seu restante de endereço, ninguém menos que Ulisses Iarochinski o perguntou como estava Telêmaco Borba, pois ele também era (é) desta cidade. Um dos maiores especialistas em Polónia do Brasil, nosso mais ilustre escritor, diretor e cineasta, é uma das inspirações e também fonte, devidamente citada, da obra de Ricardo. Assim também é, por exemplo, André Coraiola.

Assista a entrevista na íntegra e aguarde mais sobre Ricardo Skalinski e Raízes, no Oberekando, e desde já, reserve seu tempo para, após adquirir a obra, deleitar-se em um escrito fascinante e assim, mais de perto, conhecer a saga tanto dos tataravós dele, que se funde com a vida de outros milhares de descendentes que vieram ajudar a construir e tanto contribuir com a nossa terra e nossa cultura.

O que já se pode adiantar é que o lançamento terá o apoio cultural da Acitel e do Site Oberekando. Aguarde mais informações!

 

Leia Também:

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM