ONLINE
202




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


ROBÓTICA:12º no SulBrasil em 2014, Sesi é Telêmaco
ROBÓTICA:12º no SulBrasil em 2014, Sesi é Telêmaco

Colégio começa caminhada na FLL com o robô Kraft, e uma divulgação nacional do Perpetóleo

O Colégio Sesi de Telêmaco Borba está preparado com seu projeto de Robótica, “Kraft” , para iniciar sua trajetória no FLL, que terá as fases de Irati, Pato Branco e Curitiba. Elas são eliminatórias em cada uma dessas localidades, sendo a nacional em Brasília e a finalíssima na Austrália.  Cada instituição pode apresentar apenas uma equipe, e com 10 componentes. O Sesi Telêmaco, no ano passado, tendo aderido á competição de 15 a 20 dias apenas de seu final, conquistou o terceiro lugar entre os trabalhos paranaenses, e ficou ineditamente entre os 12 premiados no sulbrasileiro. “Prime” foi o projeto participante, e que teve como técnico, (assim chamado o mentor e coordenador do grupo) o professor Rafael Arruda Nocera (23).

f

O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) é um programa mundial, que envolve desde crianças de 9 anos, até adolescentes de 16 que mostrem interesse, e com esse evento, o despertem ainda mais, na área de ciência e tecnologia, e no caso das escolas Sesi, conforme se dá na unidade de Telêmaco, a Robótica, disciplina aplicada de forma interdisciplinar e presente na grade desde o primeiro ano do Ensino Médio, com duas aulas semanais.

O nome sugerido esse ano, Kraft, veio em alusão à cidade papeleira e a afinidade com esse termo devido à Klabin, além do que, traduzido do alemão, significa “forte”. Sugestiva escolha a uma consolidada união do grupo em torno do objetivo.

A forma de pontuação incide em três quesitos, valendo mil pontos cada: 1) O robô construído e as missões a ele exigidas 2) Um projeto de pesquisa, e finalmente: 3) Trabalho em equipe.

Além do entrosamento com a matemática, física e outras disciplinas, que automaticamente se se aplicam em projetos dessa natureza, existe o âmbito social aliado. O desafio mundial do FLL desse ano foca a “Gestão de resíduos”, e é onde se encaixa o projeto de pesquisa.

Como já é parte do colégio um programa de reciclagem de pilhas e baterias, foi-se pensado numa terceira via, e o Perpetóleo, hoje uma campanha já em alta em Telêmaco, e operacionalizada entre a comunidade, foi abraçada. Numa primeira demonstração, feita no “Teatro  na Praça” na Horácio Klabin, em parceria com o Sicredi, no programa “União faz a vida”  --- foi justamente um protótipo de uma garrafa pet com óleo usado e a ser doado a campanha, que o robô ‘Kraft do Sesi’, transportava e manuseava.

f

Além do professor Rafael, já premiado no ano passado, entrou como técnica na Kraft, a professora Joseane Nolibos (32). Júlio Cesar Bílik (33) completa a docência.

f

Uma das regras para a inscrição das equipes, é que a partir da segunda participação, não possam ser repetidos exatamente os mesmos componentes. Entre os calouros nessa dezena sortuda e aplicada, por exemplo, está Fernanda Jorge (na foto acima, de blusa verde), de 16 anos .

 

Torneios e Teatro de Robôs na Rede Municipal levando o Perpetóleo

f

O projeto de Robótica do Sesi/TB tem três participações em torneios nesse ano.

Expandindo-se para além dos laboratórios e salas de aulas do colégio, os alunos do Sesi levarão às escolas da Rede Municipal de Telêmaco, no segundo semestre, o Teatro de Robôs. Como proposta, em cada uma dessas escolas haverá uma gincana com a efetivação dela como ponto de coleta do Perpetóleo, aonde ainda não existe, e mais que isso: a vencedora da prova será a equipe de maior arrecadação de óleo de cozinha usado.  Como já é sabido: o montante de óleo de cozinha “usado” arrecadado, é vendido a uma empresa de reciclagem. A quantia conseguida é revertida em prol das casas de apoio mantidas pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O prêmio à equipe vencedora será uma aula de robótica e em sua própria instituição.

Dirige o Sesi, a professora Mirna Terezinha de Oliveira Santiago.

 

Leia Também:

SESI E SICREDI RESGATAM O “TEATRO NA PRAÇA”