ONLINE
9




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


SAUDADES: Ex-seminaristas redentoristas em TB
SAUDADES: Ex-seminaristas redentoristas em TB

Eles se abastecem de uma amizade para a vida toda

 d

2016-07-09 às 11:49:30) Relembrando os bons tempos de seminário menor, seja em Ponta Grossa, no Santíssimo Redentor, onde hoje funciona o Cefet da cidade, ou também depois, já seguindo para Filosofia, ex-seminaristas reuniram-se ontem com Miguel Vergenski. Campo Grande, Paraguai, Curitiba, e Telêmaco, unidos e unindo, não tão somente amigos do seminário, mas amigos para toda vida. Com seus rumos tomados fora do sacerdócio, de livre e espontâneo coração assumiram o compromisso bonito de cidadania e de amor ao próximo. Padre Ângelo, que na época de Ponta Grossa, era diretor dos seminaristas maiores, que é natural de Telêmaco Borba cuja paróquia Nossa Senhora de Fátima é onde trabalha, se fez presente para a alegria de todos! Muitos fatos, com bom humor, foram relembrados, porém, antes de se servirem num cardápio ofertado por Vergenski e família, que hospeda os visitantes, a oração que relembrava os tempos de 1980, e a emoção daqueles que ainda e sempre conservam em suas mentes, no tão famoso “latimóriun”, o Salve Regina.

Para aqueles alunos que não chegavam ao primeiro colegial, e não tinham ainda a disciplina de Latim, o termo usado, e até mesmo no desejo de logo começar a aprender a língua mãe, era de forma bem humorada chamada de latinóriun, e alguns ainda brincavam falando palavras em português, simplesmente as encerrando com “óriun”.

s s

“É com muita alegria que por um ano e meio, convivi como seminarista com esses amigos irmãos. Essa fase fez a diferença em minha vida! Agradeço a Deus por isso!”. Se me permitem meus leitores, faço esse adendo pessoal, aqui!

s

Cabe lembrar que padre Donald era na época deste colunista, comitantemente com Ângelo com os maiores, diretor dos menores. O também telêmacoborbense, padre Jaime Figueiredo tivera essa função junto aos maiores, em certo período.

 

Leia Também:

ENCONTRO EX-SEMINARISTAS REMEMORA AMIGOS ESPECIAIS