Eles se abastecem de uma amizade para a vida toda
2016-07-09 às 11:49:30) Relembrando os bons tempos de seminário menor, seja em Ponta Grossa, no Santíssimo Redentor, onde hoje funciona o Cefet da cidade, ou também depois, já seguindo para Filosofia, ex-seminaristas reuniram-se ontem com Miguel Vergenski. Campo Grande, Paraguai, Curitiba, e Telêmaco, unidos e unindo, não tão somente amigos do seminário, mas amigos para toda vida. Com seus rumos tomados fora do sacerdócio, de livre e espontâneo coração assumiram o compromisso bonito de cidadania e de amor ao próximo. Padre Ângelo, que na época de Ponta Grossa, era diretor dos seminaristas maiores, que é natural de Telêmaco Borba cuja paróquia Nossa Senhora de Fátima é onde trabalha, se fez presente para a alegria de todos! Muitos fatos, com bom humor, foram relembrados, porém, antes de se servirem num cardápio ofertado por Vergenski e família, que hospeda os visitantes, a oração que relembrava os tempos de 1980, e a emoção daqueles que ainda e sempre conservam em suas mentes, no tão famoso “latimóriun”, o Salve Regina.
Para aqueles alunos que não chegavam ao primeiro colegial, e não tinham ainda a disciplina de Latim, o termo usado, e até mesmo no desejo de logo começar a aprender a língua mãe, era de forma bem humorada chamada de latinóriun, e alguns ainda brincavam falando palavras em português, simplesmente as encerrando com “óriun”.
“É com muita alegria que por um ano e meio, convivi como seminarista com esses amigos irmãos. Essa fase fez a diferença em minha vida! Agradeço a Deus por isso!”. Se me permitem meus leitores, faço esse adendo pessoal, aqui!
Cabe lembrar que padre Donald era na época deste colunista, comitantemente com Ângelo com os maiores, diretor dos menores. O também telêmacoborbense, padre Jaime Figueiredo tivera essa função junto aos maiores, em certo período.
Leia Também: