ONLINE
9




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


SMCER realizará nominação da Casa da Cultura hoje
SMCER realizará nominação da Casa da Cultura hoje

Centro Cultural Eloah Martins Quadrado faz justa homenagem

FONTE: PMTB

s

2016-06-30 às 10:37:07) A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) realiza nesta quinta-feira (30) a solenidade de nominação da Casa da Cultura. O espaço cultural passará a se chamar Centro Cultural Eloah Martins Quadrado.

O evento será às 19 horas, na Casa da Cultura, e a comunidade está convidada a participar.

Eloah foi à primeira professora de Telêmaco Borba, foi vereadora e autora da letra do Hino do Município de Telêmaco Borba. Eloah morreu em 2015.

 

PROFESSORA ELOAH

Nascida em Castro, em 5 de março de 1927. Com 19 anos mudou-se para São Paulo, com objetivo de estudar. Após quatro anos, concluiu o curso do Colegial Normal e Enfermagem, foi escolhida pela direção da instituição como a oradora da turma pela sua destacada oratória. Ao regressar para a então Fazenda Monte Alegre pertencente ao município de Tibagi, em 1949, casou-se com Francisco Maria Quadrado, conhecido como Tito Quadrado, com quem teve cinco filhos.

Em 1952, foi nomeada primeira professora da Cidade Nova, atual Telêmaco Borba, pelo então Governador Moisés Lupion. Como reconhecimento por sua atividade como professora, foi nomeada pelo então governador Ney Braga, como diretora do Grupo Escolar Manoel Ribas acumulando ao mesmo tempo o cargo de inspetora auxiliar municipal de Educação.

Em 1963, foi nomeada Inspetora Regional de Educação, para Telêmaco Borba, Ortigueira, Tibagi, Grandes Rios, Candido de Abreu e Reserva. Sempre envolvida em ações sociais, em 1963, foi eleita vereadora depois de ter alcançado número expressivo de votos. A partir daí dedicou-se mais intensamente à vida pública, em 1972 foi eleita como vereadora mais votada do município de Telêmaco Borba.

Com frequência era convidada a realizar palestras e a discursar, daí veio a ideia da composição de um Hino a Telêmaco Borba. Com 45 anos decidiu fazer vestibular para Pedagogia, vinda a obter a 3º lugar para o referido curso. Aposentou-se após 31 anos exercendo o magistério. Pelos trabalhos prestados ao município de Telêmaco Borba, foi lhe outorgada o título de Cidadã Honorária em 1996 e a Comenda da Rota dos Tropeiros em 2004.

 

Leia Também:

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM