Sala de Situação intensifica as ações
FONTE: PMTB
2017-02-02 às 18:54:44) Na manhã desta terça-feira (1º), na sala de reuniões da Vigilância Epidemiológica, aconteceu a primeira reunião do ano para a retomada das atividades e novamente a instituição da Sala de Situação Municipal para Gerenciamento e Controle das Ações de Intensificação do Combate ao Mosquito Aedes aegypti em Telêmaco Borba.
De acordo com a doutora Ana Claudia Natel, coordenadora da Sala de Situação, trata-se de um sistema de comando de operações formado por equipes de diferentes áreas com funções específicas para o planejamento de metas e estratégias de combate ao mosquito que, além da dengue, transmite a febre Chikungunya e a febre do Zika vírus.
Participam deste processo de trabalho representantes das secretarias municipais de Saúde, Obras e Serviços Públicos, Finanças e de Educação. Além de representantes da 21ª Regional de Saúde, Tiro de Guerra e do Núcleo Regional de Educação.
"A Administração Municipal está focada na questão do combate permanente ao Aedes aegypti em nosso município. Em meados de janeiro fizemos um mutirão na área central, Bom Jesus e Bela Vista e pretendemos mobilizar a comunidade para estas e outras ações valorizando sempre a prevenção", explica Ana Claudia.
Em janeiro, Telêmaco Borba detectou o primeiro caso confirmado de dengue, autóctone, ou seja, a contaminação ocorreu no próprio município.
RESPONSABILIDADES DA SALA DE SITUAÇÃO MUNICIPAL
Entre as atribuições da Sala de Situação de Combate à Dengue estão: definir diretrizes para intensificar a mobilização e o combate ao mosquito Aedes aegypti em todo território municipal, além de consolidar e divulgar informações sobre as ações e os resultados obtidos;
Coordenar ações entre órgãos e secretarias envolvidas no processo e trabalhar a conscientização dos munícipes sobre a importância do combate ao mosquito;
Monitorar os procedimentos adotados para intensificar as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti;
Propor aos órgãos competentes estudos e medidas para alcançar o objetivo do grupo.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI
Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
Mantenha lixeiras tampadas;
Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas de água;
Plantas ornamentais, como bromélias, devem ser evitadas pois acumulam água;
Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
Mantenha ralos fechados e desentupidos;
Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana, mesmo os que são colocados nas ruas para animais errantes;
Retire a água acumulada em lajes;
Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya o Zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento imediatamente.
LEIA TAMBÉM
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO