ONLINE
202




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


TB controla população de cães e gatos de rua
TB controla população de cães e gatos de rua

Município desenvolve ações que já tiveram 358 cirurgias desde agosto de 2015

FONTE: PMTB

 s

2016-02-11 às 08:09:23) A superpopulação de cães e gatos é um problema evidente em nosso país, que além de causar problemas de cunho sanitário, é fato de grande preocupação por parte dos munícipes, pois os animais errantes podem sofrer inúmeras injúrias, como maus-tratos e atropelamentos.

O trabalho para combater esse problema vem sendo realizado há alguns anos, com palestras educativas e castrações, incluindo os mutirões que contam com a presença e apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Para intensificar esse trabalho a Prefeitura de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Obras, implantou atividades no Canil Municipal (com início em 10 de agosto de 2015). Desde então, foram realizadas 358 cirurgias de castração - cães e gatos machos e fêmeas.

Paralelo a esse trabalho, a Prefeitura também custeia cirurgias de castração de cães, em clínica veterinária licitada.

No mês de janeiro o trabalho foi voltado às famílias que ocuparão o Residencial Atlântico. Houve a preocupação, por parte da Prefeitura, em realizar a esterilização desses animais, para que as famílias consigam doá-los já castrados. Foram realizadas 43 cirurgias.

O Município não mantém abrigo, não realiza captura e recolhimento de animais abandonados. Também não existe o serviço gratuito de consultas e vacinação, os animais selecionados para serem castrados pelo programa de controle populacional devem ter plenas condições de serem submetidos a cirurgia, e quando há um proprietário ou tutor, a cirurgia é realizada apenas mediante autorização do mesmo.

O trabalho conta com a importante parceria da AMAHTEB, que é responsável pelo cadastro dos animais e encaminhamento dos mesmos para a cirurgia. O contato com a AMAHTEB se dá pelo endereço www.amahteb.org.br ou diretamente com os voluntários.

"Somente as castrações, como medida isolada, não acabará com o problema. Precisamos da conscientização das pessoas no sentido de que não abandonem ninhadas e animais adultos em vias públicas e mantenham seus animais sempre nos limites de sua residência, para evitar que procriem de maneira indesejada", afirma a médica veterinária da Prefeitura, Ana Cláudia Natel.

 

Leia Também:

VÔLEI: AVTB se prepara para um grande ano. Professor João Victor Moura falou ao Oberekando. AJUDE A AVTB