Oberekando conversou com a primeira técnica em Curitiba, de Ana Luíza
2015-11-04 às 20:41:41) Acontece neste sábado, a partir das 13 horas em Telêmaco Borba, no Centro de Ginástica Artística (CGATB), a Copa de Estreantes.
Numa entrevista exclusiva ao Oberekando, a coordenadora do CGATB, professora Sandra Cecília Buttini, informou que além da anfitriã, com 20 atletas, também vão participar as cidades de Curitiba, Jacarezinho, Francisco Beltrão e Toledo. Este evento acontecerá pelo segundo ano consecutivo na Capital do Papel, e reúne atletas das categorias de sete a doze anos, e as competições serão em quatro aparelhos: Paralelas, trave, solo e salto.
Treinadora do Cegin (Centro de Excelência de Ginástica Artística), que pertence à Federação Paranaense, Ana Paula Ferreira da Silva passa esta semana em Telêmaco, e em visita técnica que já ocorreu em Ribeirão do Pinhal e Toledo, percorrerá todas as oito cidades que formam o núcleo da modalidade no Paraná, com o curso de capacitação para as Escolas de Talentos. Ela exaltou o trabalho que vem sendo executado no município, afirmou que gostou do que viu, citando: “Hoje temos uma grande estrutura, o ginásio, equipamentos e o apoio da prefeitura”, ela elogiou.
A professora Cléo Almeida, que mais diretamente treina as atletas, disse que o ano todo foi se preparado para competições como essas que vão acontecer. Após esse evento, acontecerão ainda o campeonato com as escolas municipais que estão inclusas nos projetos sociais, o Vicélia Florenzano em Curitiba, que é a principal competição do ano, além do campeonato de duplas. Está programado para o dia 05 de dezembro também um campeonato que reunirá os oito núcleos das Escolas de Talentos, na capital do Estado.
Primeira técnica de Ana Luíza em Curitiba
Após ser descoberta por Sandra Buttini em Telêmaco Borba, a ida de Ana Luíza Pires Lima para Curitiba teria a sua frente e com resultados que trouxeram orgulho aos telêmacoborbenses, paranaenses e brasileiros, com o desempenho no Sul Americano na Argentina, o esforço da sua primeira técnica em Curitiba, no Cegin: Trata-se de Ana Paula Ferreira. Hoje Carolina Molinari é a técnica de Pires Lima.
Comentando, a pedido, sobre o desempenho da “Xodó da Cidade do Papel”, afirmou que Ana Luíza tem hoje todas as condições para se chegar a uma seleção brasileira. “Se tudo der certo, se tudo caminhar normal, a Ana Luíza promete ser um dos grandes nomes. No momento ela tem todas as qualidades. Mas é claro que a gente precisa esperar”, relacionando este esporte a um caminho longo e árduo, e que a atleta tem que ter consciência de tudo isso. Ela também lembra dos riscos de lesões e de que se trata de uma modalidade muito específica e que muito de exige. Além de técnica, ela fala ainda com mais propriedade por ser mãe de uma atleta de ponta.
Leia Também: