ONLINE
11




Partilhe esta Página

A

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


Vestibular de Inverno 2015 da UEPG abre inscrições
Vestibular de Inverno 2015 da UEPG abre inscrições

Em julho: 750 vagas e 36 cursos em 14 cidades paranaenses

FONTES: PMTB/portal.uepg.br

FE

14-04-2015 às 13:49:49) Instituição oferta 750 vagas, distribuídas em 36 cursos; provas ocorrem nos dia 12 e 13 de julho, em 14 cidades paranaenses

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anuncia o período de inscrições para o Vestibular de Inverno 2015. Os interessados poderão se inscrever, apenas pela internet (www.cps.uepg.br/vestibular), de 13 de abril a 13 de maio. Com valor de R$ 115,00, a taxa de inscrição poderá ser paga até 14 de maio, nas agências bancárias ou qualquer local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária. 
As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de julho, em Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.
Para o Vestibular de Inverno 2015, a UEPG oferta 750 vagas, distribuídas em 36 cursos (44 opções, entre os turnos matutino, vespertino, noturno e integral). Do total de vagas, 50% são reservados ao sistema de cotas, sendo 40% para estudantes oriundos da escola pública e 10% para candidatos negros, também estudantes da escola pública. Os demais 50% vão para a chamada cota universal, que abriga os candidatos não optantes do sistema de cotas.
A opção pelas cotas deve ser manifestada no ato da inscrição. Para ambas as modalidades, os candidatos não poderão ter nenhum curso superior em andamento ou concluído. No ato da matrícula deverão apresentar os históricos escolares que comprovem terem cursado na escola pública, todas as séries do ensino médio e do ensino fundamental. 
A não apresentação desses documentos acarretará na perda da vaga.
A cota para negros estudantes da escola pública é reservada aos candidatos que se autodeclararem, devendo apresentar traços físicos característicos do grupo étnico negro. A declaração do candidato negro será feita em formulário próprio do qual constará a advertência de que a falsa declaração implicará a exclusão do processo de seleção, a impossibilidade de concorrer novamente às vagas reservadas ao sistema de cotas e o cancelamento de matrícula de eventual curso no qual tenha ingressado pelo sistema de cotas.
O Vestibular de Inverno da UEPG possibilita também o aproveitamento do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), vontade que deve ser expressa pelo candidato no ato da inscrição. Para tal, deverá ter um aproveitamento mínimo de 40% nas provas objetivas do Enem. Por meio de fórmula descrita no Manual do Candidato, a nota do Enem será acrescida à pontuação final do candidato.
Nos concursos vestibulares de 2015, a UEPG destaca cinco obras literárias que serão exploradas nas questões de Literatura Brasileira, das provas de Língua Portuguesa. A lista inclui Recordações do escrivão Isaías Caminha (Lima Barreto); O Aprendiz de feiticeiro (Mário Quintana); O grande Mentecapto (Fernando Sabino); Quase-Memória, quase romance (Carlos Heitor Cony); e Amor e outros contos (Luiz Vilela). Na prova de redação serão explorados os gêneros de produção textual: carta de reclamação; carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo; notícia; e resumo.

Acompanhe informações sobre o Vestibular de Inverno UEPG 2015 no Facebook:https://www.facebook.com/vestibularuepg