ONLINE
7




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


PADRE PRIMO FALA DE FÉ E POLÍTICA (PARTE DOIS)
PADRE PRIMO FALA DE FÉ E POLÍTICA (PARTE DOIS)

Com a proximidade da campanha eleitoral de 2016, vigário da Paróquia Redentorista de TB fala ao Oberekando

s

2016-06-05 às 15:21:14) Na primeira parte da entrevista ontem, com o padre Primo Hipólito, que é pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, comunidade Redentorista de Telêmaco Borba, ao site Oberekando, quando o tópico de sua íntegra são as eleições municipais que acontecerão em outubro, foi visto os aspectos de como o cristão deve se portar, para o ser, também como cidadão. Testemunhar sua fé quando de seu comprometimento junto aos destinos de sua cidade. Aquele que vai à missa ou ao culto, é também aquele que escreverá, por suas escolhas nas urnas, quem administrará, seja nas eleições próximas: a cidade, ou nas gerais: o estado e a nação.

 

PARTE 2:

 

CORPUS CHRISTI: “As 16 comunidades sabiam quem ia fazer. Sabiam quem ia riscar o desenho: isso é a boa política!”

 

A política não é restrita tão somente à partidária, mas sim, a exercitamos quando fazemos uma reunião em família para se tomar decisões. A exercitamos quando estamos no trânsito e não trombamos com o carro que vem no sentido contrário: há um consenso deste uso... existiu uma política que norteou como a usar. Nas comissões de formaturas com reuniões por vezes turbulentas: quando elas têm seu consenso... tiveram-na numa boa política! No uso das redes sociais: a perturbação com tantos fakes é um péssimo sinal de que não se respeita tal política.

Outros aspectos foram citados, como a multidão que participou da procissão de Corpus Christi. Quem faria o que nas tarefas da confecção dos tapetes, e as incumbências de cada uma das comunidades num total de 16, foi resultado de uma reunião: houve o consenso... houve uma boa política. O fato da união das duas paróquias e o auge na elevação do Santíssimo por duplas mãos - a dos párocos da Nossa Senhora de Fátima e da São Pedro e São Paulo Apóstolo: Uma decisão tomada em conjunto e que se levou a um ato que satisfez a todos: isso é uma boa política.

O padre Primo fez uma saudação especial às comunidades Redentoristas existentes nas redes sociais (Padres, seminaristas e ex-seminaristas), a pedido do site Oberekando. Faz-se necessário aqui lembrar que esse jornalista foi, dos anos 79 e 80, por um ano e meio, estudante do Seminário Santíssimo Redentor, onde hoje é o Cefet, em Ponta Grossa. “Falar dos, e aos Redentoristas, é falar da minha vida. É falar da minha história. Que possamos crescer não só em número, mas em Graça diante de Deus. Quanto ao papel, seja desta comunidade, padres, seminaristas, e ex-seminaristas, “que possamos na moral e ética Redentoristas, sermos pessoas que orientem a uma política de conceitos claros”.

O que sempre é citado por este site, até pela cobertura que faz à Ginástica, que é um referencial à Telêmaco, graças ao trabalho incansável da coordenadora Sandra Buttini e sua equipe, o parentesco do pároco, com os irmãos ginastas, Daniely e Diego Hipólito. “Aliás, tem muita gente que diz por ai ‘- ah, o senhor é primo deles!’, mas é por causa de meu nome. Mas não sou primo: sou tio!”. O pai dos atletas, Vagner, é um dos cinco filhos, que são apenas homens, da família, que estão entre os irmãos do sacerdote. Ele saudou também o sobrinho Edson, que não é ligado à Ginástica, e é irmão da dupla de atletas.

Por fim, foi citado também o desejo de Primo de que, tanto as igrejas católicas, como evangélicas, possam fazer seu papel no sentido de orientar a importância do agir conscientemente na hora do voto, e que o façam com o espírito de cidadania, mas acima de tudo, cristão.

 

ERRATA: No minuto 6, e segundo 13, foi citada a CNBB como Confederação, mas na verdade o correto é Conferência (Nacional dos Bispos do Brasil)


 

ASSISTA A SEGUNDA E ÚLTIMA PARTE DA ENTREVISTA COM PADRE PRIMO.

 

Leia Também:

 

PADRE PRIMO FALA DE FÉ E POLÍTICA (PARTE 1)

 

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM