ONLINE
5




Partilhe esta Página

A

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


Ex-seminaristas se reunirão em Cidade Del Leste
Ex-seminaristas se reunirão em Cidade Del Leste

Encontro anual dos Redentoristas, relembra período em que esses estudaram em Ponta Grossa

 s

2016-10-01 às 09:36:09) Acontece dos dias 12 a 14 de novembro próximo, em Ciudad Del Este, no Paraguai, o encontro anual dos ex-seminaristas Redentoristas, que passaram pelo Seminário Santíssimo Redentor, de Ponta Grossa, onde hoje funciona o Cefet da Princesa dos Campos.

s

No ano passado, um show de amizade a ser mantida por toda a vida, e iniciada durante este tempo em que os ideais eram pela vida sacerdotal, aconteceu por parte da comunidade paraguaia, que locou um ônibus e vieram em peso, saindo de Asunción, capital deles, para Campo Grande. Outros paraguaios, impulsionados pelo espírito fraternal que em sua adolescência ou início de sua vida adulta nos Campos Gerais no Paraná, aqui encontraram, vieram residir no Brasil e então, se juntaram aos compatriotas na capital sul-mato-grossense.  O início do encontro se deu em 27 de novembro de 2015, numa sexta-feira.

s

“Amigo é coisa pra se guardar / Do lado esquerdo do peito... E quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro. O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem, com o coração. Participe do Encontro de Amigos dos Tempos de Seminário. Data: 12 a 14 de novembro/2016. Local: Ciudad del Este/PY.” É desta forma expressa a alegria deste reencontro, em redes sociais! O site Oberekando cobrirá, assim como no ano passado, este momento ímpar, que teve como marco, por exemplo, para esse jornalista que aqui escreve, um período de um ano e meio, de 1979 até meados de 1980, entre 14 e 15 anos de idade. Hoje, para se ter uma ideia do valor das amizades lá efetivadas e que são para toda a vida, se passaram 37 anos dessa época.

 

EX SEMINARISTAS QUANDO VOLTAM AO HOJE CEFET EM PONTA GROSSA

s

Gratidão se deve ao Cefet, é que na medida do possível, tenta-se manter a arquitetura daquilo que foi o seminário, até porque sua construção, ousada ao seu tempo, mesclasse com um dos principais fatos ocorridos na cidade de Ponta Grossa. Por vezes, hoje alguns já avós, trazem seus descendentes a visitarem o Cefet (com a gentileza da atual direção) e assim, proporcionarem com que eles saibam de onde nasceram os arquitetos de famílias maravilhosas, que foram ao matrimônio, mas que antes tinham como intuito o sacerdócio, e por isso mesmo, tem marcados em seu coração, a responsabilidade com um formar famílias sedimentadas no amor de Deus. Só para registrar: no ano de 2014, o encontro que se dera em Campo Grande e neste ano acontecerá em pouco mais de um mês e meio, no Paraguai, fora justamente em Ponta Grossa, e uma grande carga de emoção e volta ao passado veio à tona, comitantemente à alegria de que dali saíram grandes cidadãos, alicerçados em favor de suas atuais comunidades.

 

TELÊMACO BORBA E TELÊMACOBORBENSES REDENTORISTAS

S

Os padres Redentoristas tiveram em suas fileiras, muitos telêmacoborbenses em seus seminários. Desde muitos anos, é essa congregação que atua na cidade de Telêmaco Borba, com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Seu atual vigário é o padre Primo Donizete Hipólito. Nesta paróquia, atualmente, de onde é natural o padre Jaime Figueiredo que nela já trabalhou por muitos anos, estão também os sacerdotes Ângelo Schemberger - DE TB -  e Donald Roth: nas mesmas épocas foram os diretores dos Maiores e Menores, respectivamente (época em que esse jornalista lá estudou). Essa era uma forma de divisão da turma naquela instituição religiosa.

 

Leia Também:

ENCONTRO EX-SEMINARISTAS REMEMORA AMIGOS ESPECIAIS

SAUDADES: EX-SEMINARISTAS REDENTORISTAS EM TB

AMADO PELAS CRIANÇAS EM TB: PADRE DONALD