Excesso de lixo lançado nesses locais requer mais consciência. Situação é vexatória
17-07-2015 às 22:53:03) O secretário de Obras de Telêmaco Borba, Deni Walter Gibson recebeu o site Oberekando nesse fim de sexta-feira, para que se soubesse da situação em que andam os bueiros dentro do município. A chegada de um caminhão com uma bomba de hidro-jateamento de alta-pressão, adquirido com recursos repassados pela Câmara Municipal veio dar grande ganho no enfrentamento desse problema. “No período das chuvas, como agora, é que aparecem esses problemas”, salienta o secretário.
Sem isso, no passado, segundo José Hamilton, mais conhecido por Sassá, que está na execução desse trabalho, eram oito funcionários ocupados a cada nova incidência. E por semana, de quatro a cinco locais podiam ser atendidos, por duas equipes existentes.
Antes, eram feitas valetas a cada 11 metros para, de forma aleatória, tentar se encontrar onde era a obstrução. Hoje uma mangueira de 200 metros está disponível. O material obstruidor é retirado automaticamente.
Para o assombro da população, são retirados dos bueiros com problemas: cobertores, roupas velhas, madeira, rádios, restos de computadores, entre outros inimagináveis objetos. Deni aponta também, uma quantidade enorme de material de construção, como areia e pedra, “que são deixados nas frentes das casas quando são feitas as entregas, mas sem uma contenção adequada”, e que acaba, além de entupindo os bueiros, também sendo um grande desperdício de dinheiro.
O secretário lembra que uma conservação adequada da galeria, garante maior vida útil do asfaltamento. Também o descuido pela falta de consciência cidadã com o jogar esses materiais nas galerias, é o responsável pela queda de muros e barreiras: “Os drenos se entopem devido ao lixo”, concluiu.
ASSISTA NA INTEGRA O BATE PAPO QUANTO A LIMPEZA DE BUEIROS
Veja as entrevistas especiais anteriores:
MATÉRIA ESPECIAL: RARINE BETIM É A ENTREVISTADA DO OBEREKANDO: Ala do Multi-Força de Guarulhos, é referência do crescimento do Futsal de Telêmaco
CAMPANHA DO LACRE, DO POSITIVO, ENVOLVE TELÊMACO